Connect with us

Escolas

Já conheces a Escola de Comércio do Porto?

Publicado há

em

Conteúdo Patrocinado

A Escola de Comércio do Porto (ECP) é uma escola profissional situada no centro do Porto, no Quarteirão de Bombarda e no denominado Bairro das Artes, rodeada de lojas, cafés, mercearias, guesthouses, ateliers de artistas e coworks. Esta localização é privilegiada pela animação cultural, por projetos empresariais inovadores e por um rico património histórico que confere a pertença a uma comunidade dinâmica e muito criativa que influencia significativamente a nossa Escola, especializada na formação de profissionais na área do comércio e dos serviços.

A sua maior aposta são os cursos profissionais, de equivalência ao 12º ano, com oferta dos cursos Técnico Comercial, Técnico de Comunicação e Serviço Digital, Técnico de Marketing e Vendas e Técnico de Operações Turísticas. Promove ainda cursos de Educação e Formação (CEF) de equivalência ao 9º ano, no âmbito do comércio e de restaurante-bar e ações de formação modular nas áreas do comércio, marketing e publicidade, turismo e lazer.

Em 2020, a escola completou 30 anos de existência, num ano especialmente difícil, marcado pela pandemia Covid 19, em que o trabalho de equipa e a perseverança conduziram a importantes conquistas. O Selo de Conformidade EQAVET por 3 anos, veio confirmar a excelência na gestão da ECP e a importância que reveste o envolvimento de todos os stakeholders nas ações de melhoria contínua. A “Acreditação Erasmus” para o período 2021-27, terceiro lugar no ranking nacional, premiou e deu visibilidade ao compromisso da ECP com o Programa Erasmus+, e a qualidade dos seus projetos internacionais. No mesmo âmbito, a ECP foi também distinguida com o Selo de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, em que um projeto interdisciplinar valorizou a sua dimensão europeia.

Já a nível nacional, os vários projetos na área do empreendedorismo têm vindo a evidenciar a capacidade criativa dos seus alunos, premiados em diferentes concursos, o último com a atribuição do 3.º lugar, na 3.ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores.

Também importante, o Projeto AtiTUde promove o perfil do aluno ECP estabelecido no Projeto Educativo: ser uma pessoa colaborativa, comprometida, comunicativa e criativa de modo a ser capaz de desenvolver os valores e as competências que lhe permita responder aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia. Indo ao encontro deste perfil, as equipas pedagógicas atuam em trabalho colaborativo na concretização dos seus projetos estruturantes: Projeto Persona, em que são desenvolvidas as competências pessoais e emocionais do aluno, de relacionamento interpessoal e trabalho em equipa; Projeto Leitor, em que as competências de escrita, leitura e comunicação do aluno são estimuladas; Projeto Cidadão, em que são trabalhadas as capacidades de participação eficaz e construtiva do aluno na vida social e laboral, e de empenhar-se numa participação cívica ativa e democrática.

Paralelamente, a ECP concretiza um conjunto de ações que visa alcançar os objetivos estratégicos delineados no seu Projeto Educativo:

– Forte articulação com as empresas através de estágios anuais que funcionam como laboratórios de aprendizagem para o aluno, experienciando através do aprender fazendo, lidando com o erro e a critica, e em que capacidade de comunicar e o relacionamento interpessoal são reforçados.

– Empresas patrocinadoras de salas. Convidam as empresas a estarem presentes no espaço escolar, patrocinando salas, dando assim maior visibilidade às marcas portuguesas, com o benefício de ambas as partes. Estas empresas contribuem com materiais, formação em contexto de trabalho e participação em seminários/conferências/palestras/workshops.

– Avaliação 360 Graus de cada aluno, que se processa no início e na conclusão do curso em que se confronta as provas de diagnóstico, a entrevista inicial efetuada pelo SPO e em que são avaliadas as competências transversais e vocacionais dos alunos e o projeto final da “Prova de Aptidão Profissional” (avaliação externa).

– Programa de mentoria Effective Partnership dinamizado pelo SPO que visa prestar apoio de um aluno em relação a outro.

– Programa G.P.S. implementado pelo SPO que apoia e orienta a nível profissional e vocacional.

– Intercâmbios nacionais e internacionais Erasmus+ (alunos e staff), em que são valorizadas as mobilidades internacionais, no sentido de preparar os alunos para a diversidade social e cultural presentes no mundo de trabalho atual.

Muitas mais dinâmicas germinam na comunidade educativa através de privilegiadas parcerias empresariais e institucionais que fazem com que o presente e futuro sejam encarados com esperança e otimismo.

 

Dr. Ana Mestre — Diretora da Escola de Comércio do Porto

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade