Connect with us

Escolas

Festival READ ON ALMADA está de volta

Publicado há

em

A 4ª edição do Festival READ ON ALMADA, que tem como objetivo promover e divulgar o gosto pela leitura entre os jovens dos 12 aos 19 anosdecorre entre os dias 11 e 14 de maio, em formato online.

Festival, que conta com mais de 500 inscrições e 25 escolas por todo o país, propõe 37 atividades, ao longo de 4 dias, entre as 9h30 e as 21h30.

A edição deste ano contará com a participação de várias personalidades, nomeadamente os escritores Ondjaki (Angola), Louise O’Neil (Irlanda); Margarida Fonseca Santos, David Machado, Gonçalo M. Tavares, Gonçalo Cadilhe, José Fanha, Ana Pessoa, entre outros. Assim como os contadores de histórias vindos do Brasil, Maurício Leite, Benita Prieto e Tâmara Bezerra e Joaninha Duarte de Portugal e ainda as ilustradoras Rita Alfaiate e Giovana Medeiros.

Estarão também presentes no evento e nas várias atividades programadas ao longo dos dias, os músicos Fernando Daniel e Nuno Ribeiro e o humorista Salvador Martinha.

Esta iniciativa tem como foco principal a faixa etária dos 12 aos 19 anos, contudo é aberta a todos os públicos para os quais a leitura e a escrita seja objeto da sua atenção. Quem se inscrever no festival READ ON ALMADA terá a possibilidade de participar em workshop de Banda Desenhada Digital ou de escrita criativa, em webinares como “A importância do Humor na Comunicação” ou a “Política na música”, entre outras atividades das mais diversas áreas culturais.

Graça Carvalha, diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, da Charneca de Caparica, e que integra a equipa coordenadora do projeto internacional de leitura READ ON (Reading for Enjoyment, Achievement and Development of Young People) revela que “O projeto READ ON ALMADA inspira os mais novos a ler, escrever, ilustrar, criar bandas desenhadas, entrevistar autores, criar as suas próprias histórias com base nos seus livros preferidos, e a participar em eventos e festivais de literatura, tanto nos seus países como no resto da Europa”.

O projeto procura envolver diferentes grupos e entidades para cada iniciativa: festivais literários, bibliotecas, grupos de leitura, associações, centros juvenis e outros institutos que atuam no setor da educação. O Festival READ ON não é apenas dirigido aos jovens, mas também pretende fornecer ferramentas, exemplos e boas práticas para professores, educadores e pessoas da área da cultura para promover políticas pró-leitura entre os adolescentes e, consequentemente, em toda a sociedade.

Podes consultar o programa completo aqui.

 Inscreve-te gratuitamente: http://bit.ly/inscricoesfestivalreadon

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade