Connect with us

Em destaque

Cursos de Aprendizagem do Instituto do Emprego e Formação Profissional

Publicado há

em

Conteúdo Patrocinado

Os cursos de aprendizagem do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) constituem uma enorme mais-valia para os jovens, porque garantem uma experiência prática em contexto empresarial que não é possível adquirir na escola tradicional.

Possuem uma estreita articulação com o mercado de trabalho, garantem uma formação académica sólida, onde boa parte da formação é feita em contexto de empresa, para os jovens perceberem o que é estar no mercado de trabalho, o que é interagir em equipa, cumprir horários, adquirir competências próprias de quem está a trabalhar. São cursos de formação de qualidade, da qual resultam jovens altamente qualificados, cuja integração no mercado de trabalho se traduz, a médio prazo, no crescimento do capital humano das empresas e no aumento da sua competitividade.

Estes cursos, da responsabilidade do IEFP, constituem uma modalidade de formação de dupla certificação, escolar e profissional, conferindo simultaneamente uma habilitação escolar de nível secundário (12.º ano de escolaridade) e uma qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.

Promovem a formação inicial de jovens com idade inferior a 25 anos tendo em vista aumentar a sua empregabilidade face às necessidades do mercado de trabalho e, além disso, possibilitam a progressão escolar e profissional. Os cursos de aprendizagem têm uma duração entre 2800h e 3700h, o equivalente a dois anos e meio de formação, e os planos curriculares organizam-se em quatro componentes de formação: sociocultural, científica, tecnológica e prática em contexto de trabalho.

A formação prática em contexto de trabalho é desenvolvida nas empresas e tem uma duração correspondente a 40% da duração total da formação, distribuída, de forma crescente, ao longo de três períodos de formação. Esta organização da formação em alternância, centra-se na aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes através do desenvolvimento de atividades de natureza predominantemente prática, e assenta na valorização das empresas enquanto espaços de aprendizagem.

Durante um Curso de Aprendizagem os formandos têm ao seu dispor vários apoios sociais, como por exemplo, subsídio de refeição e transporte, bolsa de profissionalização, bem como, em alguns casos, bolsa de material de estudo e subsídio de acolhimento.

Para saber mais sobre Cursos de Aprendizagem, consultar www.iefp.pt e através do site https://iefponline.iefp.pt/IEFP/ é possível fazer uma pré-inscrição ou contactar o Centro de Emprego e Formação Profissional da área de residência ou o Serviço de Formação Profissional promotor da formação pretendida.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade