Connect with us

Em destaque

Vem conhecer a nova Licenciatura em Filosofia, Política e Economia da FCH-Católica!

Publicado há

em

Imagem: Comunicação UCP
Conteúdo Patrocinado

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa lançou uma nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia, um curso inovador e interdisciplinar, que permitirá aos estudantes obterem uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas.

Este curso é o primeiro em Portugal a aliar estas três áreas de estudos. A nova licenciatura vem associar o ‘saber pensar’ ao ‘saber agir’ e ‘saber fazer’, capacitando os alunos para uma intervenção ancorada na reflexão crítica.

No âmbito do lançamento desta nova Licenciatura, a Universidade Católica convida os alunos do ensino secundário a participarem na sessão online de apresentação da Licenciatura que terá lugar no dia 5 de maio, a partir das 14h30.

“Intersecting Philosophy, Politics and Economics” é o tema da sessão onde será apresentado este curso único.

O Diretor da FCH—Prof. Nelson Ribeiro, irá abrir o evento seguido de uma apresentação dos Professores Michael Baum e Inês Bolinhas, Coordenadores da Licenciatura, que irão apresentar o tema “Cruzando Saberes: Filosofia, Política e Economia (PPE)”.

A sessão contará ainda com a presença de Vítor Bento (Presidente do Conselho de Administração da SIBS e alumnus do Mestrado em Filosofia da FCH), Robert Sherman (Ex-Embaixador dos EUA em Portugal) e Pedro Amaral (Professor Associado na California State University, Fullerton) que irão falar sobre a interseção das três áreas e a importância crucial que esta formação poderá ter no futuro dos profissionais e do mercado de trabalho nas mais diversas organizações nacionais e internacionais.

“Mais do que nunca precisamos de formar jovens que compreendam o impacto económico das decisões políticas e que saibam pautar a sua atuação por critérios éticos capazes de transformar a sociedade, contribuindo para a regeneração das instituições políticas e para a implementação de políticas económicas que garantam uma maior prosperidade social”, explica o diretor da FCH-Católica, Nelson Ribeiro. Uma opinião partilhada por Robert A. Sherman, destacando ainda que “uma educação com fronteiras mais amplas é muito importante para o desenvolvimento de qualquer aluno. Quantas pessoas conseguem, com 17 ou 18 anos, saber exatamente o que querem fazer com o resto das suas vidas? Essa não é uma idade para o compromisso, mas sim para explorarem diferentes opções na procura daquilo que são as suas paixões. Os estudos interdisciplinares que incluem a Filosofia, Política e Economia são excelentes para alcançar esse objetivo.”

Também Pedro Amaral refere que “num mundo em que a especialização é crescente, um programa de Philsophy, Politcs and Economics (PPE) pode trazer bastante valor acrescentado ao capital humano de uma pessoa, porque acarreta valências que, por definição, estão ausentes numa formação especializada, nomeadamente, a capacidade para perceber as consequências de certos fenómenos ou políticas em várias arenas em simultâneo e não apenas em determinada área circunscrita. Isto é essencial em processos de tomada de decisão em contextos multidisciplinares. A tendência leva a que os estudantes se especializem cada vez mais, mas parece-me que as empresas têm vindo a procurar o contrário, pelo que esta licenciatura pode preencher uma importante lacuna no mercado de trabalho.”

O evento irá decorrer na plataforma Zoom e as inscrições já se encontram abertas aqui.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade