A 13ª edição desta iniciativa volta a incentivar-te à recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores e a ERP Portugal já revelou os vencedores da primeira fase da 13ª edição da Geração Depositrão. No ano letivo 2020/2021, as escolas que participam nesta iniciativa são reconhecidas nos diferentes períodos com base nas atividades de recolha.
Ao longo do ano letivo existirão 3 fases de avaliação da atividade de recolha, em que serão premiadas 3 escolas em 4 categorias específicas de resíduos, nomeadamente: equipamentos de frio/regulação de temperatura, TV e Monitores, Lâmpadas e Pilhas. No total desta 1ª etapa foram recolhidas mais de 80 toneladas, sendo que cerca de 50% deste total corresponde às categorias de resíduos deste desafio.
Na categoria de equipamentos de frio distinguiram-se a Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (3569kg), da Madeira, seguindo-se a Escola Secundária de Ponte de Sor (1882kg), de Portalegre, e a Escola Básica e Secundária Lajes do Pico (1708kg), nos Açores. Cada estabelecimento de ensino será premiado pela Worten com um frigorífico ou arca congeladora.
Na categoria de televisores e monitores, também foram recolhidas mais de 14 toneladas deste tipo de resíduos. Destaque para a EB23 D. Manuel Faria Sousa (3077kg) do Porto, a Escola Básica e Secundária de Anadia (1294kg), de Aveiro, e a Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (593kg), da Madeira. As escolas vencedoras nesta categoria vão receber um novo LCD ou monitor da LG.
A ERP Portugal premeia ainda a recolha de lâmpadas, categoria onde se contabilizaram mais de 1000kg de recolhidos até ao momento, cujo top 3 é ocupado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a EB 23 Delfim Santos e Externato Cooperativo da Benedita de Leiria. Nas pilhas registou-se uma recolha total de 5500 kg e as escolas premiadas foram a Escola Secundária de Adolfo Portela, a Escola Básica e Secundária de Ourém e a Escola Básica e Secundária de Anadia.
Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, reforça a importância dos resultados deste ano letivo:
“Não tem sido um ano fácil a diversos níveis e é com enorme satisfação que verificamos que os alunos e toda a comunidade escolar continuam ativos nesta matéria. Estamos a chegar à reta final deste ano letivo, pelo que apelamos à participação massiva de todas as escolas e entidades geminadas, cada quilograma pode fazer a diferença! Para além do benefício ambiental, traduzido no correto tratamento e reciclagem dos resíduos, os participantes podem ganhar prémios e todas as recolhas a nível nacional contribuirão para o donativo a entregar ao IPO! Parabéns a todos! Continuamos a contar com o vosso empenho e dinamismo!”