Connect with us

Em destaque

Conhece a Escola de Comércio do Porto – ECP

Mais Educativa

Publicado há

em

Imagem de: ECP
Conteúdo Patrocinado

Em 2020, a Escola de Comércio do Porto (ECP) celebrou 30 anos de existência, na formação de jovens e adultos nas áreas do Comércio, Distribuição e Serviços. Num ano especialmente difícil, marcado pela pandemia Covid 19, a coragem e a energia estiveram presentes em todos aqueles que fazem parte da nossa comunidade escolar e que, imbuídos de espirito de missão, com resistência e superação conduziram-nos a conquistas admiráveis. O Selo de Conformidade EQAVET por 3 anos, veio confirmar a excelência na gestão da ECP e a importância que, para nós, reveste o envolvimento de todos os stakeholders nas ações de melhoria contínua.

A “Acreditação Erasmus” para o período 2021-27, terceiro lugar no ranking nacional, premiou e deu visibilidade ao compromisso da ECP com o Programa Erasmus, e a qualidade dos nossos projetos internacionais. No mesmo âmbito, a ECP foi distinguida com o Selo de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, em que um projeto interdisciplinar valorizou a nossa dimensão europeia. A nível nacional, os vários projetos na área do empreendedorismo têm vindo a evidenciar a capacidade criativa dos nossos alunos, premiados em diferentes concursos, o último com a atribuição do 3.º lugar, na 3.ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores.

Também importante, o Projeto AtiTUde promove o conhecimento, a curiosidade, a capacidade de pensar e resolver problemas, que vão para além das técnicas do saber fazer, inerentes aos cursos profissionais. Para tal, alunos e equipas pedagógicas atuam em trabalho cooperativo em projetos transversais a todos os anos letivos: No Projeto Persona – Competências pessoais e emocionais do sujeito, de relacionamento interpessoal e trabalho em equipa; Projeto Leitor – Competências de escrita, leitura e comunicação; Projeto Cidadão – Relação com o mundo através de ações que o comprometem com o futuro, o ambiente, a democracia. A intenção pedagógica que imprimimos em todos eles, pretende responder aos desafios que o mundo atual enfrenta: a incerteza nas profissões do futuro, a mudança nos processos de trabalho, a predominância do digital e da inteligência artificial.

Confirma-se a necessidade de continuarmos a desenvolver as competências centradas na pessoa do aluno, que o faça assumir uma atitude ética, honesta e responsável, consigo próprio, na relação com os outros e nas comunidades globais.

Outras dinâmicas brotam na comunidade educativa através de privilegiadas parcerias empresariais e institucionais que fazem com que encaremos o nosso presente e futuro com esperança e otimismo.

“A Escola de Comércio do Porto é uma escola inovadora, que promove metodologias ativas e valoriza o trabalho colaborativo através da aprendizagem orientada para a resolução de problemas. Esta aprendizagem incentiva a interdisciplinaridade entre as várias componentes de cada curso, respondendo a questões, ou desafios, em que os alunos são os protagonistas.”

“Os nossos projetos interdisciplinares são abrangentes e incluem arte, comunicação e solidariedade, sob os lemas “aprender a aprender” e “aprender fazendo”. Estes são encarados como processos de reconstrução das experiências que estimulam a autonomia dos alunos, recorrendo a uma metodologia que implica a articulação com o meio envolvente.”

“Na ECP podes viver experiências como organizar grandes eventos (Semanas de Comércio, Fórum Digital, Jornadas de Marketing, Oficinas de Turismo, trabalhar com pessoas de outros países, criar e assistir a peças de teatro, visitar empresas. Todos os anos participamos em concursos de empreendedorismo, marketing, Parlamento Jovem, entre outras iniciativas nas quais os nossos alunos ganharam prémios e, inclusivamente destaques na imprensa”

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade