Connect with us

Em destaque

Programa Jovem + Digital: aposta na tua formação digital

Mais Educativa

Publicado há

em

Conteúdo Patrocinado

Tens entre 18 e 35 anos e queres apostar na tua formação? Conhece o Programa Jovem + Digital, criado com a publicação da Portaria n.º 250-A/2020, de 23 de outubro! Este programa pretende reforçar a qualidade, a eficácia e a agilidade da formação e da qualificação profissional, com o objetivo de apostar na aquisição de competências específicas na área digital. 

A pandemia SARS-CoV-2 provocou alterações sociais, económicas, sociais e individuais que mudaram o paradigma de inúmeras empresas, potenciando a oportunidade de um alargamento dos negócios ligados à área digital. Anteriormente, a falta de recursos humanos com as competências profissionais adequadas às necessidades das empresas, na área digital, já era uma necessidade, tornando-se ainda mais evidente com a pandemia e com a aposta crescente no mundo digital.  

O Programa Jovem + Digital destina-se a jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 anos e os 35 anos, inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. como desempregados com habilitação académica de nível secundário ou superior, mas também a quem não tenha concluído o último ano do ciclo formativo de nível secundário, e aos que estejam a realizar processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário. 

Os Centros Qualifica irão definir o percurso de formação necessário para conclusão do ensino secundário. Para participar no Programa, os jovens adultos inscritos nos centros de emprego do IEFP, I.P., não necessitam de ter um tempo mínimo de inscrição para serem considerados desempregados. Os percursos de formação na área digital constam do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) e têm uma duração máxima de 350 horas. Os grupos de formação integram entre 15 e 30 formandos (podendo existir exceções). Nos percursos de formação, disponíveis no CNQ, incluem-se Linguagens de Programação (Java; .NET; Python e Web), Cibersegurança, Gestão de redes sociais, Comércio digital, UX/UI Design, Análise de dados, Business Intelligence, entre outros… 

Esta formação pode ser realizada pela rede de Centros do IEFP, I.P., de gestão direta e participada, ou por outras entidades formadoras certificadas pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, em regime presencial ou à distância. Durante a formação, os formandos têm direito à bolsa de formação e ao subsídio de alimentação, e ainda, seguro de acidentes pessoais durante todo o período de formação. A formação de recursos humanos, sobretudo de jovens adultos, para as empresas no quadro da área digital, no contexto em que vivemos, adquire uma importância e urgência fundamental e, por isso, é importante mobilizar todos os esforços para colmatar essa lacuna no mercado de trabalho. 

Podes saber mais sobre o Programa Jovem + Digital aqui!

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade