Connect with us

Ciência & Tecnologia

OrCam Technologies junta-se à Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho para auxiliar estudantes

Joana Alves

Publicado há

em

Imagem: Bloom Cast

A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho ,em Lisboa, está sinalizada nacionalmente como uma das escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão.

Até à data, para auxiliar os alunos com este tipo de patologias, existem quatro professores de Educação Especial especializados no domínio da visão e dois professores de Educação Especial (referenciados para auxiliar os estudantes do domínio cognitivo-motor entre os quais, os disléxicos) e a Escola Secundária dispõe de uma máquina de Braille (Perkins), uma impressora Braille, 2 linhas Braille, lupas e uma máquina de relevos.

Agora, e de forma a que os alunos tenham mais apoio, a OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas que são cegas, disponibilizou à Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho,  o dispositivo OrCam Read, um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou de leitura a ler. O que traz uma nova abordagem aos assistentes de leitura, já que é o primeiro dispositivo feito para ser segurado, que captura páginas de texto e as lê em voz alta ao utilizador.

Este dispositivo inovador já está disponível e pronto para ser utilizado por estes alunos, que podem recorrer ao Gabinete de Educação Especial para ficarem a conhecer as suas potencialidades e utilizá-lo como companheiro nos seus estudos.

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade