Connect with us

Em destaque

Evento Pixels on Tour: As histórias e a fotografia como fator de inclusão

Publicado há

em

Imagem de: POT

O projeto Pixels On Tour (POT) é um projeto ERASMUS +, 2018-1-FR01-KA201-047840, destina-se a alunos de todos os níveis de ensino, que utilizam a fotografia como meio facilitador da inclusão de colegas oriundos de outros países, ou de outras regiões.

O projeto Pixels On Tour nasceu da ideia da inclusão, através da arte, no meio escolar, e é uma das suas prioridades principais. Foram transmitidas a todos os participantes, alunos e professores, as competências técnicas necessárias (no domínio da fotografia e das novas tecnologias) para desenvolver atividades de fotografia que fossem ao encontro do objetivo mencionado.

Os alunos, em particular, obtiveram formação e aprenderam a utilizar a fotografia como forma de arte, e desta maneira puderam utilizá-la como meio de integração de colegas que chegaram de outros países, ou de outras regiões, que, assim, se sentiram integrados e bem recebidos pela nova escola que os acolheu.

O público-alvo envolveu alunos de todos os níveis de ensino, desde os 6 aos 18 anos de idade, que com a ajuda e a dedicação dos seus professores aprenderam e trocaram novas experiências com os vários colegas de todos os países envolvidos no projeto.

O evento final deste projeto acontecerá na quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, entre as 18h e as 21h, no canal Youtube do projeto ERASMUS+ Pixels on Tour, em língua portuguesa. O registo é gratuito! 

O Pixels On Tour é financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia.

O projeto consiste numa parceria internacional, composta por 5 países europeus (França, Itália, Polónia, Portugal e Ucrânia) e pelas seguintes instituições:

· 2 Agrupamentos escolares (DAAC Grenoble – França; Agrupamento de Escolas Emídio Navarro em Almada – Portugal);

· 1 Escola de línguas: ELC – Polónia;

· 1 Centro de Formação de Ensino: Eagle Intuition – Portugal;

· 1 Centro Educacional: Centro Educazione Media em Pavia – Itália;

· 1 Associação: D.O.M. 48.24 em Ivano-Frankivsk – Ucrânia.

Cerca de 40 especialistas, 100 professores e 400 alunos estiveram diretamente envolvidos nas atividades do projeto, e cerca de 1000 professores e mais de 10.000 alunos foram beneficiados indiretamente.

Focado em partilhar, o POT promove o intercâmbio multicultural e a abertura para as práticas de cultura, de cada um, a uma escala europeia. Incluindo, neste projeto alunos com necessidades especiais e os emigrantes – público alvo do POT – o trabalho foi desenvolvido no sentido de uma inclusão social questionando o olhar do outro e sobre o outro. Tratou-se, igualmente, de permitir aos professores a obtenção mais formação em inclusão social, através da arte, a fim de todos se unirem com um objetivo comum.

 Todos os participantes registados neste evento receberão, gratuitamente, o respetivo certificado de participação.

Os educadores e professores, podem também requerer, gratuitamente, durante a fase de registo, o Certificado das 3 horas de Formação (ACD) emitido pelo Centro de Formação ALMADAFORMA. Releva para a progressão na carreira docente. 

O registo gratuito está disponível aqui

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade