Connect with us

Ciência & Tecnologia

Netflix e Youtube podem ser bloqueados a partir de segunda-feira

Joana Alves

Publicado há

em

Imagem: unsplash/ CardMapr

A partir desta segunda-feira, podes ficar sem acesso à plataforma de streaming Netflix ou ao Youtube. Isto porque as operadoras podem limitar ou bloquear o acesso de serviços não-essenciais de internet, como videojogos e plataformas digitais, em caso de necessidade para proteger serviços críticos do Estado.

Tal como na primeira vaga, o decreto publicado em Março de 2020, visava limitar ou bloquear alguns serviços para preservar as comunicações em território português.

Com o regresso do novo confinamento, nota-se um aumento do consumo de serviços de entretenimento e interativos, além da carga que o teletrabalho e as aulas online exercem na capacidade das redes fixas e móveis.

Esta medida preventiva serve então para assegurar a continuidade dos serviços de comunicações eletrónicas aos hospitais ou às forças de segurança, para que não haja um congestionamento das redes.

A ordem foi decretada pelo Governo e foi ontem publicada em Diário da República ,entrando em vigor “às 00:00 do dia 15 de fevereiro”, identificando os serviços de comunicações eletrónicas considerados críticos e os clientes prioritários, a quem as empresas devem garantir a continuidade de serviços.

Para evitar o congestionamento e garantir que funcionam as comunicações para os hospitais e outros organismos da Saúde, o SIRESP e meios do Ministério da Administração Interna e da Proteção Civil, bem como outros serviços públicos do Estado, as operadoras podem bloquear o acesso à banda larga de Internet de plataformas digitais, como a Netflix, o Youtube e outros do género.

Estas medidas visam não só assegurar o tráfego para organismos prioritários, como dar preferência a estes aquando da resolução de avarias e perturbações nas redes e serviços.

 

 

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade