Connect with us

Escolas

Abandono escolar em Portugal com o valor mais baixo de sempre

Joana Alves

Publicado há

em

Imagem: Shubham Sharan

Os valores do abandono escolar nunca tinham sito tão baixos no nosso país. Em 2020, a taxa foi foi de 8,9% ( o que significa que Portugal ultrapassou a meta europeia de baixar este indicador, conforme se tinha comprometido) em Portugal e 8,4% ,contando apenas com a população do continente.

O objetivo seria ter, até 2020, menos de 10% da população entre os 18 e os 24 anos fora do sistema de ensino sem ter concluído o secundário e, pela primeira vez poderá ficar abaixo da média da União Europeia, revelou o Ministério da Educação, esta quarta-feira.

Em nota enviada às redações, a tutela refere o facto de a redução acontecer num período de aumento das oportunidades de emprego nos últimos anos, o que poderia ser um estímulo ao não prosseguimento de estudos ou até mesmo a situação de pandemia vivida desde o ano passado, que também poderia ter resultado num afastamento da escola, uma vez que as instituições de ensino estiveram encerradas durante um tempo considerável.

Há vinte anos, Portugal encontrava-se nos últimos lugares da tabela, com valores de abandono escolar a rondar os 50% , o que significa que metade dos alunos em idade jovem desistia da escola quando concluía a escolaridade obrigatória.

No entanto, o abandono escolar precoce  foi descendo acentuadamente ao longo dos anos a nível europeu e Portugal acompanhou essa tendência.

O ministério da educação deixa uma nota de agradecimento às “comunidades educativas por mais este sucesso”, para o qual têm contribuído os vários programas de apoios aos alunos com mais dificuldades sociais, económicas e educativas.

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade