A PRIO lançou a 3ª edição do Desafio PRIO no Programa Eco-Escolas, centrado no tema “Resíduos, Energia do Futuro”.
As candidaturas estão disponíveis a todas as Escolas do País e podem inscrever-se até ao dia 28 de fevereiro, independentemente da faixa etária dos seus estudantes.
Este é um projeto realizado em conjunto com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e esta 3ª edição pretende educar os mais novos para a importância de reciclar os resíduos que podem ser aproveitados para a produção de combustíveis mais sustentáveis, como é o caso do biodiesel, produzido pela PRIO em Aveiro.
Tal como nas edições anteriores, o Desafio PRIO estará dividido em três escalões, de acordo com o grau de escolaridade e respetivo programa curricular que os jovens frequentam:
· Pré-escolar e 1º ciclo: Criação de uma história coletiva inspirada nas aventuras de um oleão;
· 2º e 3º ciclo: Banda desenhada com o título “O oleão chegou ao Bairro”, uma ilustração inspirada nas aventuras do oleão que chega ao bairro, baseando-se na temática de desenvolver ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta;
· Ensino secundário, profissional e universitário: Criação de um vídeo de um minuto e meio e/ou de uma infografia inspirada no tema “O Posto (de combustível) do Futuro | 2030”, inspirada na importância da produção de combustíveis a partir dos resíduos. Devem ser apresentados pelo menos dois resíduos que, transformados em energia, estarão presentes no posto do futuro, promovendo assim uma mobilidade mais sustentável;
Depois de inscritas, as Eco-escolas terão até 30 de maio para submeter os trabalhos de acordo com o regulamento e serão premiados os trabalhos que mais se destaquem em cada um dos escalões. Entre tablets, livros e material informático, a PRIO conta distribuir 5.000€ em prémios às Eco-escolas, aos professores responsáveis e aos alunos de cada trabalho vencedor.
A segunda edição, que terminou em agosto de 2020, contou com 136 Eco-Escolas inscritas, divididas por 15 distritos e pelas duas Regiões Autónomas, impactando cerca de 51.000 alunos de todas as faixas etárias.