Connect with us

Ciência & Tecnologia

O Centro Nacional de Cibersegurança tem dois cursos online gratuitos

Publicado há

em

Imagem: Pixabay

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) tem atualmente dois cursos online gratuitos: o Cidadão Ciberinformado e o Cidadão Ciberseguro. Ambos os cursos têm uma carga total de três horas e poderás receber um certificado se os concluíres com “boas notas”.

O curso Cidadão Ciberinformado destina-se “a todos os cidadãos que consultam informação online” e pretende elucidar-te sobre as fake news: o que são, como surgiram, como se propagam e como combatê-las. Além disso, no final do curso deverás ser capaz de verificar a vericidade de uma notícia ou informação online e perceber porque deves acreditar no jornalismo e não deixar de consumir informação online.

Por sua vez, o curso Cidadão Ciberseguro destina-se a todos os cidadãos, “tendo em conta os riscos decorrentes da utilização da Internet”. As três horas deste curso estão divididas em três módulos: casa, trabalho e exterior. E cada módulo tem quatro tópicos: identidade, redes e navegação, comportamento social e posto de trabalho/posto doméstico/passaporte. O objetivo é “sensibilizar os participantes para a utilização segura e ciente das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), reduzindo a sua exposição aos riscos do ciberespaço”.

No final de cada curso, serás sujeito a uma avaliação e, caso respondas corretamente a 75% das questões, receberás um certificado de participação.

 

 

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *