Cabeçalho ME Site correcto 01 Cabeçalho ME Site correcto 02
  • Sobre nós
  • Ficha Técnica
  • Contactos
Quinta-feira, Novembro 30, 2023
  • Login
Mais Educativa
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
Mais Educativa
No Result
View All Result
Home Em destaque

“O Fim do Mundo” e outros premiados pelo Festival Caminhos regressam ao grande ecrã

Rita Costa Coelho por Rita Costa Coelho
15/12/2020
em Em destaque, Lazer & Cultura, Notícias, Novidades
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

“O Fim do Mundo” do luso-suíço Basil da Cunha, filme vencedor da XXVI Edição do Festival Caminhos e outros premiados pelo Festival Caminhos regressa ao grande ecrã, do Estúdio 2 das Galerias Avenida esta terça-feira, pelas 20h30. O Festival devolve hoje aos espectadores a oportunidade de (re)verem os 104 minutos que tamanhos elogios mereceram do painel de jurados.

O filme levou para casa o Grande Prémio do Festival – Turismo do Centro e mereceu o reconhecimento da Federação Internacional de Cineclubes que lhe atribuiu o Prémio D. Quijote.

Mas, “O Fim do Mundo” não regressa sozinho à tela do Estúdio 2 das Galerias Avenida!

Amanhã, quarta-feira, serão cinco as películas a serem repostas. A noite abre com a curta de animação “Embers” (Adriano Palha), seguindo-se “Corte”, filme que recebeu o Prémio da Federação Portuguesa de Cineclubes para Melhor Ensaio Nacional.

Do trabalho de Afonso e Bernardo Rapazote, o público pode, assim, esperar “uma voz autoral fresca e original”. A programação de quarta-feira repõe ainda “O Cordeiro de Deus” (David Pinheiro Vicente), que traz consigo o “desempenho luminoso” de Carla Galvão e uma caracterização de uma enorme “coerência e expressividade”. Mas é com “Selvajaria” (Camila Mendes) e “Catavento” (João Rosas) que a noite se encerra.

Aquela que é (por enquanto) a última das reposições do Festival Caminhos devolve ao grande ecrã três curtas de animação: “Lascas” (Natália Azevedo Andrade), “Mesa” (João Fazenda) e “O Presidente Veste Nada” (Clara Borges e Diana Agar). Enquanto a primeira se distingue pelos seus “laivos surrealistas”, a segunda “estende uma toalha de sons e melodias”. Já da terceira pode esperar-se uma “inventividade” que a faz mesmo ultrapassar as “convenções de género”.

A programação da noite despede-se com “A Greenhouse” (Francisco Pereira Coutinho) e com um outro filme que, alimentando um certo mistério, apenas será divulgado mais próximo da data.

Vê de seguida, a programação completa:

15 de dezembro

20H30 | Estúdio 2 das Galerias Avenida
    • O Fim do Mundo (Basil da Cunha) – Grande Prémio do Festival – Turismo do Centro e Prémio D. Quijote

“Um tempo, um imaginário e um elenco generoso permitiram a construção de um universo emocionalmente duro, mas que nos acompanha numa reflexão muito depois de o filme ter terminado” (Justificativa apresentada pelo Júri Caminhos para entregar o Grande Prémio do Festival)

“A familiaridade do cineasta com a comunidade de Reboleira, adquirida ao viver e trabalhar com eles durante uma década, é evidente nesta longa-metragem  que revela um trabalho consistente, expresso pela empatia na relação com actores não-profissionais que se traduz em desempenhos notáveis. Os grandes planos transmitem-nos os pensamentos e sentimentos das personagens, o que dispensa muitas vezes os diálogos, quase sempre em criolo. A câmara à mão, seguindo o seu protagonista através do bairro, cria uma atmosfera de cerco, de claustrofobia, amparada pela luz alaranjada das ruas que  confere às sequências noturnas um quotidiano inquieto. Uma produção realizada de forma colaborativa e hábil, de um autor que com este filme cimenta um lugar de eleição na produção portuguesa, e que merece reconhecimento dentro e fora de portas” (Justificativa apresentada pelo Júri da Federação Internacional de Cineclubes para entregar o Prémio D. Quijote)

16 de dezembro

20H30 | Estúdio 2 das Galerias Avenida
    • Embers (Adriano Palha)

““Embers” tem uma construção narrativa complexa, tecendo-se ao som de um banda-sonora muito envolvente. A expressão gráfica que anima a tragédia é concordante com o tema explorado e destaca-se pela originalidade do seu autor” (Justificativa apresentada pelo Júri Ensaios para entregar a Menção Honrosa de Ensaio Nacional de Animação)

    • Corte (Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote) – Prémio da Federação Portuguesa de Cineclubes para Melhor Ensaio Nacional

“A decisão da atribuição deste prémio é unânime pelos membros do júri. A curta-metragem “Corte” destacou-se pelo seu tema, universo, diálogos, casting, sonoplastia e figurinos. A singularidade do filme aporta uma voz autoral fresca, original. Sublinhamos a depurada ‘mise en scène’ e a coerência do seu sistema narrativo e estético, em diálogo com grandes obras da história do cinema, como “La Prise du pouvoir par Louis XIV”, de Rossellini” (Justificativa apresentada pelo Júri Ensaios para entregar o Prémio de Melhor Ensaio Nacional)

    • O Cordeiro de Deus (David Pinheiro Vicente) – Melhor Atriz Secundária e Melhor Caracterização

“Num mundo de sombras, o desempenho de Carla Galvão é luminoso” (Justificativa apresentada pelo Júri Caminhos para entregar o Prémio de Melhor Atriz Secundária)

“Uma grande coerência entre a expressividade da caracterização e o ambiente dramático ficcional” (Justificativa apresentada pelo Júri Caminhos para entregar o Prémio de Melhor Caracterização)

    • Selvajaria (Camila Vale)
    • Catavento (João Rosas)

“O realizador mostra carinho e afeto pelas suas personagens, particularmente o protagonista. “Catavento”, através de uma escrita cuidada e calorosa, comunica eficazmente a incerteza sentida por um jovem numa encruzilhada, quando sente que tem “demasiadas escolhas” sobre o que fazer com a sua vida” (Justificativa apresentada pelo Júri da Federação Internacional de Cineclubes para a sua Menção Honrosa)

17 de dezembro

20h30 | Estúdio 2 das Galerias Avenida

    • Lascas (Natália Azevedo Andrade)

“A mundividência e estética de “Lascas” surpreendeu de imediato todos os membros do júri. Contendo laivos surrealistas, a narrativa mantém um minimalismo que permite aos sentidos a sua fruição estética. Admirável é também a construção narrativa e o diálogo com tradições pictóricas extra-“ocidentais”” (Justificativa apresentada pelo Júri Ensaios para entregar a Menção Honrosa de Ensaio Internacional)

    • Mesa (João Fazenda) – Melhor Banda Sonora Original e Melhor Cartaz

“Entre copos, pratos e convivas, a música de Philippe Lenzini estende uma toalha de sons e melodias que gera uma maior partilha em torno da “Mesa”” (Justificativa apresentada pelo Júri Caminhos para entregar o Prémio de Melhor Banda Sonora Original)

“Quem vê o cartaz de João Fazenda começa de imediato a ver o filme” (Justificativa apresentada pelo Júri Caminhos para entregar o Prémio de Melhor Cartaz)

    • O Presidente Veste Nada (Clara Borges e Diana Agar) – Prémio da Federação Portuguesa de Cineclubes para Melhor Ensaio Nacional de Animação

“Saudamos a inventividade com que “O Presidente Veste Nada” figura os processos de trabalho numa fábrica têxtil através das ferramentas do cinema de animação. O filme vai além das convenções de género ao intercalar elementos do cinema de animação com elementos do cinema documental” (Justificativa apresentada pelo Júri Ensaios para entregar o Prémio de Melhor Ensaio Nacional de Animação)

    • A Greenhouse (Francisco Pereira Coutinho)
    • A anunciar
Visualizações 485
Tags: caminhosecrãfestivalfilmesprémiosregressar
Anterior

Greta Thunberg doou meio milhão de euros do Prémio Gulbenkian a dez organizações ambientais

Próximo

As séries com novas temporadas a estrear na Netflix em 2021

Próximo
As séries com novas temporadas a estrear na Netflix em 2021

As séries com novas temporadas a estrear na Netflix em 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tendência
  • Comentários
  • Latest
Mito ou Verdade: As pupilas dilatam quando olhamos para quem gostamos?

Mito ou Verdade: As pupilas dilatam quando olhamos para quem gostamos?

24/10/2018
Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

21/07/2020
E tu, sabes o que é um jovem NEET?

E tu, sabes o que é um jovem NEET?

27/07/2018
Estas são as principais causas de bullying nas escolas

Estas são as principais causas de bullying nas escolas

13/01/2022
Ganha 7 kits caneta+estojo da Liderpapel

Ganha 7 kits caneta+estojo da Liderpapel

6
Universidade de Aveiro abre candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Universidade de Aveiro abre candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais

6
Cursos de Formação Profissional: Uma aposta na formação e uma promoção da empregabilidade

Cursos de Formação Profissional: Uma aposta na formação e uma promoção da empregabilidade

5

Acorda para este passatempo!

4
Luzes de Natal em Lisboa? SIM, com música à mistura!

Luzes de Natal em Lisboa? SIM, com música à mistura!

29/11/2023
“Acerta e Recicla”: Prémios até 50 mil euros e cabazes de Natal!

“Acerta e Recicla”: Prémios até 50 mil euros e cabazes de Natal!

29/11/2023
ASPEA participa em Fórum realizado em Itália no âmbito do projeto XQ.EUJOY

ASPEA participa em Fórum realizado em Itália no âmbito do projeto XQ.EUJOY

29/11/2023
Selo Escola SaudávelMente | Entrevista Drª. Sofia Ramalho - Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses 

Selo Escola SaudávelMente | Entrevista Drª. Sofia Ramalho – Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses 

29/11/2023
PUBLICIDADE

MAIS VISTO

  • Mito ou Verdade: As pupilas dilatam quando olhamos para quem gostamos?

    Mito ou Verdade: As pupilas dilatam quando olhamos para quem gostamos?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • E tu, sabes o que é um jovem NEET?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • BNP Paribas desafia as várias gerações a discutir o futuro da Educação

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Cada vez mais jovens terminam o Ensino Secundário em Portugal sem chumbar

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Portugal continua a ser um país de Escola Pública?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
PUBLICIDADE
Mais Educativa - Sabe mais!

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA

Info Legal

  • RGPD
  • Termos e condições
  • Politica de privacidade
  • Politica de Cookies

Segue-nos!

No Result
View All Result
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In