Connect with us

Ciência & Tecnologia

CICCOPN participa em conferência final do projeto europeu WATTer Skills

Publicado há

em

Imagem de: CICCOPN

O CICCOPN, representado por Carlos Miranda, participa na conferência final do projeto europeu WATTer Skills, organizado pela ADENE e que reúne entidades dos Conselhos Consultivos e outros stakeholders nacionais, num debate online que visa explorar as novas oportunidades da eficiência hídrica nos edifícios.

O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) vai participar na conferência final do projeto europeu WATTer Skills – Eficiência Hídrica no Setor da Construção e Reabilitação 2017-2020 (www.watterskills.eu), um projeto cofinanciado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, que se irá realizar no dia 15 de dezembro pelas 10 horas, em formato online.

Esta conferência, organizada pela ADENE em parceria com a Vida Imobiliária, apresenta os resultados do projeto, promovendo uma discussão alargada sobre as necessidades do mercado e novas soluções para o edificado nesta área. As duas novas profissões em discussão, cujos referenciais são produto do projeto, são as de Técnico de Eficiência Hídrica e Especialista de Eficiência Hídrica, ambos privilegiando a relação entre água e energia.

O WATTer Skills apresenta uma proposta de referenciais de qualificação, com conteúdos de formação desenvolvidos e sistematizados de forma a serem úteis para a formação e qualificação de futuros técnicos e especialistas de eficiência hídrica no setor da construção e reabilitação de edifícios.

A parceria estratégica WATTer Skills – com a coordenação da ADENE e a participação dos parceiros Fundacíon Laboral de La Construccíon (FLC, Espanha), Ente Nazionale per la Formazione e L’Addestramento Professionale Nell’Edilizia (FORMEDIL, Itália) e Centre for Renewable Energy Sources and Saving (CRES, Grécia) – assume particular importância no contexto nacional e europeu, dada a crescente necessidade de se adotarem novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios e a procura de respostas para a falta de profissionais especializados no mercado para a implementação dessas soluções.

A apresentar os principais resultados do projeto e a sua articulação com os objetivos nacionais e a operacionalização de políticas públicas no país, participarão Nelson Lage, Presidente da ADENE, Filipa Newton, Coordenadora de Novos Sistemas da ADENE, e Ana Poças, Gestora do Projeto WATTer Skills. A conferência terá uma mesa redonda com os membros do Conselho Consultivo do projeto – Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais (ANQIP) –, reunindo ainda em debate entidades do grupo de stakeholders nacional do projeto nas áreas da engenharia, construção, imobiliário e formação, em representação de profissionais destes setores, incluindo o CICCOPN. A moderação estará a cargo de Gil Machado, da Vida Imobiliária.

A inscrição na conferência online é gratuita.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade