Connect with us

Ciência & Tecnologia

“NET Viva e Segura”, projeto da DECO que promove a literacia e inclusão digital dos mais novos

Publicado há

em

Imagem: DECO

A DECO promove a literacia e inclusão digital dos mais novos através do projeto NET Viva e Segura, uma parceria com o Google, que ajuda os jovens (13 e 17 anos) a aceder à internet de forma segura.

Os jovens devem ter uma participação mais ativa, informada e esclarecida no mundo digital. Como utilizadores da internet precisam de estar preparados para enfrentar questões fundamentais que fazem parte da sua realidade virtual e vida social, nomeadamente segurança, privacidade e respeito na sua presença na internet. Como exploradores e criadores de conteúdos necessitam de desenvolver as suas competências digitais para que possam alargar os seus conhecimentos a áreas de cidadania + ativa e + inclusiva.

A NET VIVA E SEGURA realizará até ao final deste ano letivo mais de 20 roadshows, um em cada distrito de Portugal, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com actividades dirigidas a toda a comunidade educativa, sempre num formato dinâmico, interativo e divertido, e agora on-line com a participação de especialistas para informar, debater e refletir sobre segurança, privacidade e respeito na internet. Até agora já participaram mais de 3 000 alunos e 200 professores.

Estes workshops, que envolvem toda a comunidade educativa em várias dinâmicas e jogos (digitais) sempre com o objectivo de incentivar os mais novos a pensar sobre essas temáticas, procuram que os alunos fiquem mais preparados e sejam mais críticos na sua utilização da internet.

O Sitestar.pt, uma parceria com o .PT, dirigido a todas as escolas bem como a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal, promove o desenvolvimento de competências digitais ao incentivar equipas de jovens a apresentar propostas de sites, oferecendo a todas que o façam um domínio. pt para construir o seu site com validade para 1 ano.

Podem participar nesta iniciativa jovens entre os 13 e os 18 anos, organizados em 2 escalões etários:

  • Escalão 1 – Alunos com idades entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º ano letivos. Temas a ser tratados por este escalão: Alimentação saudável para todos; Gerir bem o dinheiro; Para um consumo sustentável; Os meus direitos; e ainda outros temas que tenham preferência sobre os direitos do consumidor e do consumo.
  • Escalão 2 – Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem e de projetos de competências de inclusão social. Temas a ser tratados por este escalão: Escola Mais Digital; Faz a Diferença; Jovens com Talento.

Atenção aos prazos do projecto SITESTAR: a inscrição e submissão da ficha de proposta de site pode ser feita até dia 18 de dezembro de 2020. A lista de selecionados, a quem serão oferecidas as ferramentas (voucher 3 em 1) para construção do site, será divulgada a 12 de janeiro de 2021. As equipas têm até 30 de março de 2021 para construir e apresentar os seus sites. Esta iniciativa já na sua 8.ª edição já envolveu mais de 4802 alunos que fizeram mais de 400 sites.

Saiba mais aqui.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade