Connect with us

Em destaque

CICCOPN continua a formar mesmo em contexto de pandemia

Rita Costa

Publicado há

em

CICCOPN

Centro Qualifica do CICCOPN recorre a ferramentas digitais para garantir certificação de competências a distância.

O centro Qualifica do CICCOPN faz parte da rede de centros promovida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e tem como missão contribuir para o aumento da qualificação da população adulta, assente na valorização das aprendizagens adquiridas ao longo da vida, através do desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e/ou profissionais e através da possibilidade efetiva de aumento e desenvolvimento de competências com formação qualificante.

São mais de 600 os adultos que recorrem, por ano, ao Centro Qualifica do CICCOPN, com o objetivo de obter uma qualificação escolar e/ou profissional ou fazer uma reconversão profissional, contando com o apoio de uma equipa especializada, que aconselha, orienta e encaminha para a oferta qualificante mais ajustada ao perfil de cada um.

Margarida Vasques, coordenadora do Centro Qualifica do CICCOPN, realça a importância da aposta na formação e no aumento das qualificações, quer dos ativos, quer daqueles que se encontram atualmente desempregados, porque “mais qualificação é melhor emprego” e aumenta o acesso a melhores oportunidades de trabalho.

“Dos adultos que passam pelo Centro, vamos tendo feedback da sua trajetória. Muitos são aqueles que, quando chegaram ao Centro, estavam desempregados e só traziam consigo a experiência de uma vida de trabalho na área da Construção Civil. Através do trabalho desenvolvido pelos nossos técnicos, iniciaram um percurso de qualificação, reconhecimento e certificação dessa experiência. Para muitos, foi o retorno ao mercado de trabalho e a novas responsabilidades.”

A Pandemia mudou a forma de trabalhar do Centro Qualifica

A coordenadora do Centro Qualifica explica que, no contexto da pandemia, “foi necessário fazer alguns ajustes, no entanto, o Centro Qualifica do CICCOPN foi pioneiro no desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências a distância, pois desde 2017 que utilizamos as plataformas digitais para o desenvolvimento destes processos, numa fase inicial para dar resposta aos adultos que se encontravam fora do país ou fisicamente distantes do CICCOPN.

Ao longo destes três anos em que utilizamos as plataformas digitais, acompanhamos candidatos que se encontravam em locais as regiões autónomas, Angola, Luxemburgo, Bélgica ou Dubai.

Esta experiência permitiu que, aquando da pandemia, já estivesse tudo implementado, só tivemos de fazer alguns ajustes de processo. Durante o confinamento, a equipa esteve em teletrabalho e, ultrapassada a fase de adaptação a uma nova realidade, a atividade do Centro Qualifica esteve em pleno e continuamos a trabalhar, utilizando todas as plataformas digitais ao nosso dispor.”

“O facto de existir a possibilidade de os adultos poderem desenvolver os processos a distância, a partir de casa ou do escritório, garantindo que os tempos de deslocação deixam de existir, permite conciliar a componente do processo com a parte profissional e familiar e aumentar a adesão dos adultos ao aumento das suas qualificações”, garante Margarida Vasques.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade