Connect with us

Em destaque

Portugal é dos países da UE com menos alunos a aprender línguas

Publicado há

em

Unsplash

Segundo dados divulgados pelo Eurostat, Portugal é o segundo país da UE onde menos alunos aprendem línguas estrangeiras. No ensino secundário, apenas 6% dos alunos sabem falar duas ou mais línguas, o que equivale a 23.259 dos alunos, esta percentagem coloca Portugal no penúltimo lugar da tabela, ultrapassado apenas pela Grécia com apenas 1% dos alunos (3.056).

No ensino básico, os dados são ainda mais baixos, onde apenas 0,4% dos alunos aprendeu duas ou mais línguas estrangeiras (2.288 alunos) ocupando o último lugar da lista, muito inferior à média da UE de 7,7%.

Os dados divulgados pelo gabinete estatístico da UE, a propósito do Dia Europeu das Línguas, assinalado a 26 de setembro, são resultado de um inquérito aos alunos de 2018, com o objetivo de identificar a aprendizagem de línguas nas escolas primárias e secundárias dos Estados-Membros europeus.

O relatório do Eurostat identifica ainda, que o inglês é a língua que os alunos portugueses do ensino secundário mais aprendem, com 68,8% dos alunos a estudar o idioma.

Para além do inglês, o espanhol e o francês também são línguas estudadas pelos alunos portugueses, contudo em menor dimensão, com apenas 6,1% e 5.1% dos alunos no mesmo ano.

Relativamente aos alunos do ensino básico as conclusões não são muito diferentes, exceto, nas percentagens: 67,2% aprenderam inglês, mas apenas 0,2% dos alunos aprenderam tanto espanhol como francês. No entanto há uma novidade, o alemão, que é aprendido por 0,1% dos alunos do ensino básico.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade