Connect with us

Em destaque

Gulbenkian recebe nova exposição e a entrada é gratuita

Rita Costa

Publicado há

em

Ricardo Oliveira Alves/ Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian recebe a exposição Esculturas Infinitas, uma exposição que reúne esculturas de artistas contemporâneos e obras de coleção de gessos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa

Esta exposição incorpora obras de 18 artistas contemporâneos e gessos da coleção da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Esculturas Infinitas procura não só olhar de forma atenta para o papel desempenhado pela moldagem e não apenas para a escultura, como também para vários aspetos do quotidiano.

Neste processo são reproduzidas obras de arte, objetos do quotidiano, elementos da natureza e edifícios, tanto do passado como do presente. Embora o molde em gesso continue a ser utilizado na produção artística, pretende-se também mostrar outras tecnologias mais modernas, incluindo a impressão 3D.

Em simultâneo com os gessos históricos, exibem-se obras de David Bestué, Marie José Burki, Christine Borland, Steven Claydon, Michael Dean, Aleksandra Domanović, Asta Gröting, Simon Fujiwara, Oliver Laric, Jumana Manna, Jean-Luc Moulène, Charlotte Moth, Rogério Taveira, Francisco Tropa, Xavier Veilhan, Marion Verboom, Daphne Wright e Heimo Zobernig.Estes artistas foram selecionados pelo seu fascínio pela moldagem e pelas suas múltiplas possibilidades. Sem uma narrativa fixa, a exposição pode ser lida através de várias camadas e os visitantes podem encontrar diferentes ligações entre antigo e novo, centrando-se nos conceitos de reprodução, variação, serialidade, escala e homenagem.Este projeto é uma oportunidade para dar a conhecer aos visitantes, as coleções das escolas de arte que têm vindo a despertar um progressivo interesse de investigadores e artistas, contudo não têm estado acessíveis ao público.

A entrada na Fundação Calouste Gulbenkian é gratuita, mas encontra-se sujeita à lotação do espaço e mediante levantamento de bilhete.

Curadora principal: Penelope Curtis
Equipa curatorial: 
Penelope CurtisRita Fabiana, Thierry Leviez, Armelle Pradalier
Exposição organizada e coproduzida pela Fundação Calouste Gulbenkian e as Beaux-Arts de Paris, em colaboração com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade