A ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, reuniram com os representantes da Netflix e da Vancouver Media, para debater o trabalho da plataforma em Portugal.
“A reunião assinalou o trabalho desenvolvido pela plataforma, nomeadamente, as rodagens da série ‘La Casa de Papel’, que decorrem neste momento na região de Lisboa”, escrito no comunicado do Ministério da Cultura, que sublinha “o intuito de a Netflix estreitar a colaboração com Portugal nas várias fases da cadeia de produção do setor”.
A reunião no Ministério da Cultura com os representantes da Netflix decorreu no mesmo dia em que profissionais do cinema e do audiovisual, foram ouvidos na comissão parlamentar de Cultura e Comunicação e alertaram para a prevista isenção de taxas a aplicar aos operadores dos serviços audiovisuais a pedido, na proposta de lei que transpõe a diretiva europeia para o setor, em fase de discussão na especialidade no parlamento, dando prioridade a investimento na produção.
A diretiva europeia de 2018 tem como objetivo regulamentar as produções entre os Estados-membros, a atividade dos serviços de televisão e dos serviços audiovisuais a pedido, conhecidos como VOD (video on demand). Nesta diretiva, que regula o setor, incluem-se também as plataformas de streaming, como a Netflix, HBO Portugal, Amazon Prime Video e Disney+.