Connect with us

Em destaque

Universidade de Aveiro, sempre a cuidar de ti!

Publicado há

em

Conteúdo Patrocinado

A Universidade de Aveiro (UA), através dos Serviços de Ação Social (SASUA), procuram contribuir para a formação integral dos estudantes, proporcionando apoios sociais aos alunos, de forma a garantirem a igualdade de oportunidades no acesso e na frequência bem-sucedida do ensino superior, em contexto académico de cidadania ativa.

Os SASUA criaram o programa – Bolsa de Participação e Valorização Social com os principais objetivos de promover a integração dos estudantes em projetos e atividades; apoiar o sucesso académico e incentivar a continuidade dos estudos em situações de carência económica; e promover oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e ocupacionais dos estudantes.

É um programa destinado aos estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciatura, mestrados integrados e mestrados, que se podem candidatar desde que sejam elegíveis para apoio social ou sejam economicamente carenciados para efeitos de apoio social, mas deixaram de o ser nos termos e para os efeitos definidos no Regulamento de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

São várias as áreas de atividade em que os alunos da Bolsa de Participação e Valorização Social colaboram. Desde desporto, eventos e atividades culturais, bibliotecas e salas de estudo, saúde, associação académica, alimentação, acolhimento aos novos alunos, apoio às matrículas, divulgação da UA nas escolas, academia de verão, entre muitas outras.   

É ainda facultado aos estudantes, em fase prévia de acolhimento, uma formação adequada ao exercício das atividades a desempenhar.

Os Serviços de Ação Social também disponibilizam apoio para a alimentação (Vale Social), que possibilita o acesso gratuito às unidades alimentares dos Serviços Sociais.

No que diz respeito ao alojamento, disponibilizam apoio para o alojamento universitário, em residência universitária a preços acessíveis. Caso a capacidade de ocupação das residências universitárias se encontre lotada, os SASUA facultam também várias ofertas de alojamento qualificado existentes na cidade de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis. Além de alojar alunos nacionais, concedem alojamento a alunos estrangeiros, desde que abrangidos por acordos de cooperação e/ou protocolos entre as instituições, como por exemplo, os alunos provenientes dos PALOP e da União Europeia.

A promoção e prevenção da saúde também são metas dos Serviços de Apoio Social. A UA  conta com um centro de saúde universitário (CSU), onde as consultas são gratuitas e estão disponíveis para toda a comunidade académica. A saúde psicológica é tão importante como a física e, por isso mesmo, existe a Linha da Universidade de Aveiro, disponível das 21h00 à 01h00, caso os estudantes precisem de falar com alguém. Do outro lado estão estudantes voluntários que auxiliam quem procura ajuda.

Como podes ver, a Universidade de Aveiro preocupa-se com seus estudantes, fazendo-os sentir seguros e em casa! Tudo em prol dos universitários e dos seus rendimentos escolares!

Sabe mais sobre a Universidade de Aveiro e os seus Serviços de Ação Social aqui!

[post_gallery]

[Fotos UA]

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *