Connect with us

Em destaque

Prática, prática prática

Joana Fonseca

Publicado há

em

LeYa Educação

Das cinco dicas que a LeYa preparou para ti, esta é a última e se no final seguires tudo, é mais de meio caminho para o sucesso! Vamos a isso!

Fazer exercícios práticos, através do uso de mini testes ou a realização de exames práticos, são a técnica de estudo mais eficaz. Há muitas formas e métodos indicados para aprender com mais eficiência e mais facilmente.

Um estudo elaborado em 2013 mostrou que técnicas como sublinhar, reler, destacar, resumir, etc., não aumentam consistentemente o desempenho dos alunos. Por outro lado, observou que os ao fazer vários exames anteriores e outros exames práticos, quando o aluno revê a matéria irá visualizar o que é importante, o que e, mais importante, como aprender e até as formas de responder.

Muitas vezes achamos que já dominamos uma matéria. Mas depois falhamos no teste. Talvez fosse o nervoso ou, talvez, não a dominasses assim tão bem. É como cantar uma música. Se ela estiver a tocar no rádio, nós conseguimos, mais ou menos afinados, saber a letra e cantar simultaneamente. Mas se nos pedirem para a cantarmos isoladamente sem a música, ficamos perdidos e afinal não nos lembramos assim tão bem.

Passa-se o mesmo com o estudo.

Explicar a matéria nas nossas próprias palavras é uma ajuda. Se não o conseguirmos fazer, é porque ainda não dominamos. Mas isto não serve para avaliar o conhecimento, serve para aprender. Ao tentar explicar, o cérebro irá perceber melhor o que sabe e o que não sabe. Quando voltares aos livros e cadernos, vai estar muito mais permeável e reter mais e melhor a informação.

Há muitas técnicas de estudo e preparação para exames. Mas há uma única certeza: quanto mais exercícios práticos fizeres, melhor preparados vais estar.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade