Connect with us

Em destaque

Externato Álvares Cabral, uma alternativa ao Ensino Regular

Publicado há

em

Externato Álvares Cabral

Rigor, disciplina, respeito e inclusão são alguns dos valores estruturantes do Externato Álvares Cabral (EAC), uma escola do ensino recorrente que há mais de cinquenta anos contribui com o seu modelo de ensino para que muitos jovens terminem o seu ciclo de escolaridade obrigatório.

O ensino básico num só ano

O EAC apresenta opções formativas de ensino recorrente para o nível básico e secundário. O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem é uma oferta educativa própria do Externato Álvares Cabral que tem contribuído para reduzir o abandono escolar de muitos jovens, principalmente porque permite concluir o 7º, 8º e 9º ano num único ano letivo e é dirigido a alunos com pelo menos 15 anos, apenas com o 6º ano completo. Desta forma, o ensino básico recorrente constitui uma excelente oportunidade para obter a certificação escolar equivalente à conclusão do 9º ano de escolaridade, sem exames nacionais e obviamente permite que estes alunos muitas vezes em risco de abandono escolar, possam terminar este ciclo e prosseguir estudos em cursos profissionais ou no ensino secundário recorrente.

Para que seja possível fazer o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade num só ano letivo, estão bem definidos os conteúdos programáticos de seis disciplinas divididas em blocos temáticos, sequenciais e avaliados de forma independente no final de cada trimestre. Cada bloco avaliado positivamente é considerado terminado e recomeça o bloco seguinte. Desta forma, o ano progride, até se completarem todos os blocos o que leva à certificação de conclusão do 3º ciclo.

Terminar o ensino secundário sem exames nacionais

O EAC disponibiliza também essa via de ensino dirigida a estudantes do ensino secundário, que num regime intensivo de 1 ou 2 anos letivos poderão completar o ensino secundário. Quando os alunos têm uma ou duas disciplinas em atraso e necessidade de completar rapidamente o ensino secundário, podem consegui-lo no ensino secundário recorrente, graças à estruturação das disciplinas em módulos com frequência presencial ou não presencial, segundo a opção dos alunos, o que também permite uma gestão mais flexível do seu percurso escolar. Com determinação e empenho, os alunos em regime não presencial podem completar uma disciplina anual, num trimestre escolar.

No ensino recorrente, é ainda possível terminar o 12º ano sem fazer exames nacionais, podendo os alunos entrar no mundo do trabalho ou continuar estudos em cursos de especialização tecnológica. Neste caso recebem um diploma de conclusão do ensino secundário. Se pretenderem continuar estudos em cursos superiores de ensino politécnico ou universitário, deverão fazer os exames nacionais.

Recuperação de competências no EAC

O EAC distingue-se pelo empenho na recuperação de competências dos seus alunos, essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, através do ensino recorrente, mas também pela dedicação de um corpo docente vocacionado e dedicado diariamente na superação de dificuldades e na inclusão de todos na comunidade escolar. O EAC faz a diferença na vida dos seus alunos, que regularmente voltam à escola após a conclusão dos estudos e muitas vezes, já no mundo do trabalho. Esta resposta e o sucesso na superação de dificuldades, coloca o EAC no percurso de muitos alunos, sendo o ensino recorrente, pela sua estrutura e orgânica e, a dedicação do corpo docente, os maiores contributos para esse sucesso

Podes saber mais em Externato Álvares Cabral 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade