Connect with us

A tua Revista

CASCAIS conta com jovens voluntários para apoio ao desconfinamento no verão

Mais Educativa

Publicado há

em

Em Cascais, este verão haverá cerca de 1750 jovens voluntários, em vários projetos de apoio às medidas de desconfinamento do Programa de Voluntários Cascais Jovem, promovido pela Câmara Municipal de Cascais.

Numa época em que é pedido à população que cumpra uma série de regras para contrariar os efeitos da pandemia COVID-19, Cascais reinventa-se e cria iniciativas de apoio ao desconfinamento, para que a população possa aproveitar o que a Vila tem de melhor para oferecer no verão, os seus parques e praias.

Para o Vereador Frederico Nunes, com o pelouro da juventude, a participação destes jovens voluntários, para além de desenvolver o seu sentido de comunidade, é também uma forma de contribuir para o desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais e profissionais e de um conjunto de valores que facilitam a vida em comunidade.

No Projeto Verão no Parque há cerca de 350 voluntários, espalhados por 16 Parques e Espaços Verdes, que ajudam a manter o respeito pelo cumprimento das regras de segurança, para que as pessoas possam estender a sua toalha e refrescar-se em segurança.

O Desconfinamento do Litoral é feito com o apoio de 370 jovens que garantem o cumprimento das regras de circulação no paredão entre Cascais e a Praia da Poça, e na ciclovia Cascais-Guia. Estes jovens também sinalizam situações anómalas às autoridades competentes.

Deste projeto também fazem parte os voluntários do Projeto Cascais Acessível – Praia Para todos, que supervisionam a utilização dos tiralôs (cadeira anfíbia), na Praia de Carcavelos, pelos utilizadores com mobilidade reduzida, e garantem a sua desinfeção entre utilizações.

A Distribuir Máscaras junto aos Transportes, estão quase 300 voluntários, que também sensibilizam a população para o respeito das regras de distanciamento social e higienização. Até ao momento já foram distribuídas 41.300 máscaras.

O projeto Comunidade, inserido na Campanha “Estamos Aqui Para Si”, conta com o apoio de 900 voluntários instalados em 40 pontos locais de atendimento do Concelho, nas Associações Juvenis e de Moradores, clubes e instituições parceiras, ou, simplesmente, em tendas montadas para o efeito, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00.

O projeto mais recente é a Caixa Solidária, que conta com a ajuda de 60 voluntários em supermercados do concelho, onde podem ser deixados alimentos, mercearias, comida para animais, equipamentos de proteção individual, bebidas, etc, que serão depois distribuídos pelas Caixas Solidárias espalhadas por Cascais.

Estes projetos destinam-se a jovens, residentes ou estudantes em Cascais, entre os 15 e os 30 anos, que, além de promoverem uma cidadania ativa, envolvem os jovens na sua comunidade onde cada um deles pode ser um agente de mudança no projeto em que está inserido.

O cumprimento das regras de desconfinamento é essencial para evitar a propagação do vírus e cada jovem voluntário tem em si mesmo o poder de fazer a diferença e contribuir para um futuro livre de COVID-19, incentivando a população a cumprir as regras, enquanto usufrui dos espaços verdes e das praias de Cascais.

Durante o verão vão existir quatro (4) turnos a que os jovens se podem candidatar. Estes projetos incluem uma bolsa de apoio à alimentação e transporte, seguro e certificado de participação.

Os jovens voluntários, depois de selecionados, participam numa formação e recebem material de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool gel.

As inscrições para todos os projetos podem ser feitas através de um formulário online disponível em cascaisjovem.pt, onde está também disponível o modo de funcionamento dos Projetos de Apoio às Medidas de Desconfinamento: https://jovem.cascais.pt/pt-pt/node/440

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade