Connect with us

Em destaque

Sê bem-vindo ao Ensino Superior!

Mais Educativa

Publicado há

em

Sabemos que esta é uma fase de mudança na tua vida e que traz com ela muita expectativa e alguma dose de nervosismo. Por isso, para que comeces a ambientar-te o mais depressa possível e te sintas bem recebido, pedimos a quem já tem experiência no assunto para te deixar uma mensagem de incentivo para o teu percurso no Ensino Superior. Escrevem-te nem mais nem menos que os Presidentes de algumas das principais associações académicas do país!

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

António Alves, Presidente

Para quem ousa querer mais para o seu futuro, mais conhecimento e mais desafios, o Ensino Superior é o caminho certo. Este é o teu caminho!

Muitas vezes encarado como o trampolim do sucesso profissional, o Ensino Superior não garante, por si só, o teu futuro. Ele abre horizontes e desperta-te para o mundo. O Ensino Superior dá-te muito mais que um diploma ou título. A sua riqueza está no Universo de oportunidades que traz, nos desafios que provoca, mas acima de tudo na superação dos mesmos. Superação essa que te faz crescer, que faz de cada estudante uma pessoa mais preparada e mais rica. O Ensino Superior desafia-te a cumprires o teu potencial. Deixa-te desafiar. A escolha é tua, o caminho é teu. Mas acima de tudo, não sejas apenas mais um. Destaca-te! Sê o melhor que podes ser!

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA

Daniel Azenha, Presidente

Vivemos hoje tempos extraordinários. Todos os setores da nossa sociedade serão afetados, como a minha geração nunca antes vira.

No entanto, o sonho de entrar no Ensino Superior, para aqueles que estão prestes a terminar o Ensino Secundário, não deve nem pode ser apenas um sonho. Cabe a todos nós, Governo, associações de estudantes, pais e sociedade em geral, garantir que o futuro destes jovens está salvaguardado. Nenhum jovem, independentemente do estrato social em que se encontra, deve ficar impedido de ingressar numa das maiores experiências da sua vida. O momento de entrada no Ensino Superior é sempre recordado para toda a vida. Um marco na vida pessoal de cada um de nós, não só por um objetivo cumprido, mas acima de tudo por aquilo a que nos permite ter acesso.

Por outro lado, a entrada no Ensino Superior acarreta uma grande responsabilidade. A participação em instituições que têm um contributo social, cultural, desportivo e político na vida dos jovens. Em Coimbra, temos a possibilidade de ingressar numa instituição ímpar, reconhecida a todos os níveis e com participação em vários momentos marcantes na história do nosso país: a Associação Académica de Coimbra. Com mais de 132 anos de história, representa cerca de 24 mil estudantes da Universidade de Coimbra e conta já com 27 secções desportivas, 15 secções culturais e 26 núcleos de estudantes.

Aos que estão prestes a terminar o percurso no Ensino Secundário, desejo que tudo corra pelo o melhor, com a certeza que se a escolha for a Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra estará presente na vossa chegada.

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Fernanda Barreiros, Presidente

Numa altura em que o futuro é incerto e em que todos nós estamos a ser colocados à prova, a mensagem é simples: o Ensino Superior traz consigo muitas mudanças, onde terão a oportunidade de conhecer pessoas novas, onde podem fazer amigos para a vida, pertencer a núcleos e associações de estudantes, integrar tunas ou grupos académicos, divertir-se e ainda entrar em contacto com novas experiências associadas à vida académica.

É importante no entanto não esquecer que vivemos tempos difíceis. Somos responsáveis pelas nossas ações, e as nossas escolhas de hoje ditam o futuro amanhã. Assim sendo, e porque nem todos temos acesso a meios para ingressar no Ensino Superior, façam escolhas informadas, invistam no vosso futuro, dediquem-se e façam o vosso tempo valer a pena.

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE LISBOA

Bernardo Rodrigues, Presidente

Imagino que seja difícil pensar no Ensino Superior neste momento, mas devem acreditar que tudo irá fi car bem, graças aos nossos profissionais de saúde e instituições democráticas, que acreditamos que tudo farão para que Portugal e o mundo possam voltar à normalidade. Apesar desta situação, o futuro está à vossa espera no Ensino Superior. Como Presidente da Associação Académica de Lisboa, posso dizer-vos que esta será a melhor decisão que farão na vossa vida, pois é aqui que desenvolvem novas ‘skills’ e conhecimentos para a vida e para o mercado de trabalho, conhecem novas e diferentes pessoas, abrem os vossos horizontes e vivem novas experiências (praxe, rally tascas, jantares, a nossa Queima das Fitas, etc…).

Espero que este ano o vosso ingresso no Ensino Superior seja o mais normal possível, que todos tenham a possibilidade de dar seguimento às vossas aspirações, e que continuem a tornar a sociedade portuguesa mais educada, instruída e inovadora.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DO ENSINO SUPERIOR DE LISBOA

Alexandre Rua, Presidente

A escolha de ingressar no Ensino Superior é uma das mais importantes na vida de qualquer pessoa. Não queremos, caro estudante, colocar-te pressão em cima. Mas sim consciencializar-te para a opção que irás tomar. Costuma-se dizer que quem corre por gosto não cansa, por isso perde o tempo necessário para tomares a melhor decisão.

A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, enquanto promotora do Desporto Universitário, vai estar ao teu lado para te ajudar a conciliar os estudos e a atividade física.

Somos uma das entidades que promove o Desporto Universitário a nível regional, seja ele coletivo ou individual. A competição e os valores que ela transmite são importantes para o desenvolvimento da sociedade e dos estudantes, pelo que poderás continuar a competir a nível desportivo, a desenvolver-te e a crescer connosco.

Joga, participa, celebra e faz por Lisboa!

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

Rui Oliveira, Presidente

A mensagem mais importante que vos posso deixar é: preparem-se para aquela que será a fase de maior crescimento das vossas vidas.

O Ensino Superior será uma experiência fundamental na vossa educação profissional, contudo é também um potenciador de transformação pessoal e de abertura para novos horizontes.

Saibam que as Associações e Federações Académicas potenciam as vossas experiências, tendo os legítimos interesses dos estudantes sempre como prioridade. Sejam bem-vindos à melhor academia do país! Estes anos são uma viagem, por isso aprendam e estudem, mas acima de tudo vivam-nos, pois o Ensino Superior é mais que uma escola, é uma formação para a vida.

FEDERAÇÃO ACADÉMICA DO PORTO

Marcos Teixeira, Presidente

Estudar é sempre a escolha certa, não por ter sido a que eu e os meus colegas fizemos nem por vir escrito em muitos livros ou artigos. É a escolha certa porque a história nos mostra que o mundo académico e científico tem sido a resposta para ultrapassarmos as maiores crises da Humanidade. E todos importam: os médicos, os farmacêuticos, os economistas, os advogados, os artistas. Todos. É este caldo de variedade e progressão que fará dos vossos anos no Ensino Superior uma experiência incomparável porque, para além do que aprenderão no vosso curso, aprenderão com todas as pessoas que vão conhecer, que serão muitas, e com as suas ideias, que serão ainda mais. Estudar é o melhor ensaio para o resto da vossa vida. É o melhor ensaio porque podem experimentar tudo até descobrirem no que são bons e aí, sim, estarão preparados para fazer do mundo um lugar melhor.

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

José Pinheiro, Presidente

Esta mensagem é para ti, futuro caloiro, e espero que a leias com muita atenção.

Consigo imaginar o que estás a sentir, essa inquietação característica do ultimar de um ciclo e o encetar de outro, que em nada se assemelham. Mas não temas, porque estás prestes a iniciar uma das etapas mais bonitas e desafiadoras da tua vida.

Não te vou mentir, nem tudo é fácil. Existirão momentos em que a exaustão te absorverá e em que nada parecerá fazer sentido. Sentir-te-ás assoberbado pela quantidade de trabalhos e frequências que terás que executar e pela falta de reconhecimento de que por vezes serás alvo. Porém, quando sentires que estás prestes a baixar os braços, deves lembrar-te do quanto lutaste para chegar ao lugar que hoje ocupas e, acima de tudo, àquele que no futuro pretendes alcançar.

Durante três anos, este é o caminho que te permitirá conhecer uma imensidão de valores e no qual sentirás que cada esforço será recompensado. Farás amizades para vida, viverás momentos que se tornarão inesquecíveis e carregarás aos ombros o peso de uma academia unida e de uma cidade que te fi cará para sempre no coração.

A universidade dar-te-á muito mais do que te pede. Sê bem-vindo àquela que será uma das mais belas histórias que um dia terás para contar. Certamente já te disseram que estes serão os melhores anos da tua vida, mas posso garantir-te: serão muito mais que isso.

FEDERAÇÃO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO

Tiago Diniz, Presidente

Parabéns! Parabéns pela coragem de investirem na vossa formação académica; parabéns por considerarem o Ensino Superior uma mais valia para o vosso futuro.

Atualmente, vivemos um período conturbado devido à pandemia mundial do novo coronavírus e, por isso, mais do que nunca, é importante reunir esforços e propagar conhecimento para o teu desenvolvimento e, consequentemente, para o desenvolvimento do país.

Nesta fase, as dúvidas são muitas: a área curricular, a região, os apoios financeiros. Importa saberes que há sempre um lugar para ti. Há um leque de oportunidades por todo o país. Paralelamente, é importante realçar que há diversos programas que procuram ajudar-te financeiramente, a fim de aliviar o orçamento familiar e de, simultaneamente, promover o ingresso, a continuidade e o sucesso deste novo desafio.

Desta forma, felicitamos-te pela tua tomada de decisão de abraçar este novo desafio – o ingresso ao Ensino Superior.

Uma decisão consciente que fará de ti alguém melhor preparado para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho!

relativamente aos que não são da mesma zona. Isto quer dizer que existe uma percentagem do total de vagas que dá prioridade e preferência a alunos de determinado local, na área de influência da instituição. Assim, poderás candidatar-te através da preferência regional, caso o curso/instituição que queiras aplique este regime.

Deverás então solicitar o teu código de preferência regional ao pedires a Ficha ENES e indicá-lo na tua candidatura. Na candidatura online, deverás colocar nas primeiras opções os cursos que te interessam na instituição da tua área de residência, uma vez que as restantes opções fora dessa instituição não vão usufruir de preferência regional. Mas atenção: nem todas as instituições oferecem esta vantagem, pelo que deverás informar-te sobre aquela a que te propões.

Texto de: Beatriz Cassona

Fica a conhecer a edição de 2020/2021 do Guia de Acesso ao Ensino Superior da Mais Educativa aqui!

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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