Connect with us

Ecologia & Sustentabilidade

Crianças vão dar voz ao planeta através da Earth Speakr

Publicado há

em

A plataforma digital Earth Speakr pretende ampliar a visão das crianças sobre o futuro e a preservação do planeta. A plataforma convida adultos e decisores, responsáveis por mudanças e líderes globais prontos a ouvir o que as crianças têm a dizer.

O Earth Speakr tem uma aplicação gratuita e um site interativo que está disponível em 24 línguas oficiais da União Europeia. A plataforma é lançada e tem como objetivo convidar as crianças de todo o continente europeu a criar, em conjunto, uma plataforma artística que aborde os vários temas essenciais ao futuro do planeta.

Olafur Eliassin é o criador da plataforma que inclui uma aplicação, um site, apresentações físicas e muito mais, constituindo o componente central do programa cultural no âmbito da Presidência Alemã do conselho da União Europeia 2020. A obra de arte é financiada pelo Ministério Federal das Relações Externas e realizada em cooperação com o Goethe-Institut.

As crianças falam pelo planeta

Nos próximos seis meses, todos os interessados podem baixar a aplicação Earth Speakr e animar o ambiente usando tecnologia interativa e divertida. Os mais novos, que ainda não têm idade para votar, pode dar o seu contributo, dando voz a qualquer coisa, como uma árvore, uma casca de banana, o céu ou a rua. As mensagens mais criativas serão partilhadas no site e ouvidas na aplicação via Realidade Aumentada (RA).

“É uma plataforma artística que convida crianças e adolescentes a serem artistas. E a distinção e independência entre o Earth Speaker e os EarthSpeakers assenta precisamente sobre a criatividade e imaginação dos mais novos. A plataforma artística é composta pelos seus pensamentos e visões, preocupações e esperanças. As crianças podem criar conteúdos divertidos, extravagantes, sérios ou poéticos. Não existe certo ou errado. A grande mais valia é a simplicidade da utilização da plataforma que convida as crianças a a abrirem os seus corações e mentes e a participar na formação do nosso mundo e do planeta, hoje e no futuro” afirma Olafur Elliasson.

Segundo Heiko Maas, Ministro Federal das Relações Exteriores da República Federal da Aleamanha, este é uma oportunidade para ouvirmos as crianças, sendo que “geralmente, espera-se que estejam atentas na escola e sigam as regras. Mas agora é a nossa vez, como adultos, de ouvir o que nos têm para dizer. No Earth Speakr, Olafur Eliasson oferece às crianças uma oportunidade única de apresentar, criativa e cuidadosamente, ideias que têm o potencial de beneficiar o futuro de todos os europeus. Com as suas gravações de voz transmitidas no coração das políticas europeias, o Earth Speakr dá a palavra aos jovens. E para o bem do nosso futuro comum, é melhor ouvirmos atentamente.”

Para os adultos ouvirem o futuro 

Os adultos podem demonstrar que as mensagens estão a ser ouvidas criando “Loud Speakrs”, coleções de mensagens AR. Os Loud Speaker podem ser colocados em qualquer lugar do mapa virtual – em praças públicas, parques, em de prédios políticos – para incentivar outras pessoas a ouvirem também.

Desde o dia 1 de julho de 2020, que as mensagens das crianças aparecem no mapa virtual do Earth Speakr, e os Loud Speakrs visualizados em AR em locais importantes da UE. Para saber mais e participar na criação da plataforma artística, faz o download do aplicativo Earth Speakr do Google Play ou da App Store.

[post_gallery]

[Fotos Earth Speakr]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade