Connect with us

Em destaque

IPCB abre 120 vagas nas licenciaturas para estudantes do profissional

Mais Educativa

Publicado há

em

IPCB

Os estudantes dos cursos de dupla certificação do Ensino Secundário e cursos artísticos especializados terão a oportunidade de candidatar-se às Licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco, nos termos do novo concurso especial de acesso ao ensino superior criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril. O IPCB vai disponibilizar cerca de 120 vagas para acesso às licenciaturas, de acordo com o previsto no Despacho n.º 6343-B/2020, de 15 de junho.

Os candidatos deverão fazer a inscrição da prova de conhecimentos, em formato online, em www.provascentro.pt até ao dia 16 de julho. A prova é válida para as instituições que integram a Rede de Politécnicos do Centro, os Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu. Após aprovação na prova, os estudantes terão que realizar a sua candidatura online ao Ensino Superior no site da DGES – Direcção Geral do Ensino Superior. 

A Rede de Politécnicos do Centro disponibiliza vagas para 133 licenciaturas das 6 instituições que a integram, dando a possibilidade dos estudantes candidatarem-se de acordo com a área do seu curso profissional e o curso a que se pretendem candidatar.

Os candidatos podem verificar, de forma automática, através da plataforma quais são as licenciaturas a que podem candidatar-se, partindo da designação do seu curso profissional ou artístico. Mas não fica por aqui, na plataforma os estudantes terão informação disponível sobre vagas, condições de acesso, calendário, conteúdos das provas e contactos para esclarecimento de dúvidas adicionais.

António Fernandes, Presidente do IPCB, sublinha a possibilidade criada através deste novo concurso de resposta ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior, estando contemplada a adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso. Adianta ainda que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário. As vagas disponibilizadas para estes estudantes são um sinal claro da importância, valorização e qualidade da formação que o IPCB atribui ao ensino profissional e artístico.

Podes saber mais sobre o Curso Especial de Ingresso ao Ensino Superior aqui. O IPCB atualiza os conteúdos de forma regular, de acordo com as informações disponibilizadas pela tutela. 

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *