Connect with us

Em destaque

IPCB abre 120 vagas nas licenciaturas para estudantes do profissional

Publicado há

em

IPCB

Os estudantes dos cursos de dupla certificação do Ensino Secundário e cursos artísticos especializados terão a oportunidade de candidatar-se às Licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco, nos termos do novo concurso especial de acesso ao ensino superior criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril. O IPCB vai disponibilizar cerca de 120 vagas para acesso às licenciaturas, de acordo com o previsto no Despacho n.º 6343-B/2020, de 15 de junho.

Os candidatos deverão fazer a inscrição da prova de conhecimentos, em formato online, em www.provascentro.pt até ao dia 16 de julho. A prova é válida para as instituições que integram a Rede de Politécnicos do Centro, os Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu. Após aprovação na prova, os estudantes terão que realizar a sua candidatura online ao Ensino Superior no site da DGES – Direcção Geral do Ensino Superior. 

A Rede de Politécnicos do Centro disponibiliza vagas para 133 licenciaturas das 6 instituições que a integram, dando a possibilidade dos estudantes candidatarem-se de acordo com a área do seu curso profissional e o curso a que se pretendem candidatar.

Os candidatos podem verificar, de forma automática, através da plataforma quais são as licenciaturas a que podem candidatar-se, partindo da designação do seu curso profissional ou artístico. Mas não fica por aqui, na plataforma os estudantes terão informação disponível sobre vagas, condições de acesso, calendário, conteúdos das provas e contactos para esclarecimento de dúvidas adicionais.

António Fernandes, Presidente do IPCB, sublinha a possibilidade criada através deste novo concurso de resposta ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior, estando contemplada a adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso. Adianta ainda que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário. As vagas disponibilizadas para estes estudantes são um sinal claro da importância, valorização e qualidade da formação que o IPCB atribui ao ensino profissional e artístico.

Podes saber mais sobre o Curso Especial de Ingresso ao Ensino Superior aqui. O IPCB atualiza os conteúdos de forma regular, de acordo com as informações disponibilizadas pela tutela. 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade