Visite-nos em

A tua Revista

Faz a tua horta agora que tens mais tempo!

Joana Fonseca

Publicado há

em

Adobe Stock

E que tal fazeres uma horta no teu quintal ou terraço? Além de ficares com a mente ocupada, é uma forma de consumires mais vegetais no dia a dia! Ao contrário do que possas imaginar, não dá assim tanto trabalho manteres uma pequena horta em casa. A Mais Educativa deixa-te algumas dicas para começares este cultivo caseiro de forma divertida!

Ao fazeres um cultivo caseiro tens a certeza absoluta que os vegetais estarão completamente livres de agrotóxicos. Cultivar alguns vegetais não é complicado, desde que dediques o tempo necessário.

Sabes quais são os alimentos que têm mais resíduos de pesticidas e que provavelmente comes quase todos os dias?

> Morangos

> Espinafres

> Couves

> Maçãs

> Uvas

> Pêssegos

> Cerejas

> Tomates

> Batatas

Onde deves plantar…

Se tiveres um jardim, terraço ou pátio, a única coisa que te faz falta é arranjares o teu próprio canteiro. Se moras num apartamento, não desanimes porque a falta de um quintal não deve ser motivo para não criares a tua horta! Casas com pouco espaço ou apartamentos acabam sempre por ter um canto para conseguires cultivar.

Aqui estão algumas formas de cultivares plantas:

> Diretamente na terra, se tiveres um um quintal as sementes podem ser diretamente plantadas na terra;

> Vasos, são sempre uma alternativa prática tanto para moradias como para apartamentos e acabam por decorar o espaço.

> Embalagens recicladas, são sempre uma boa ideia e acabas por ajudar o ambiente. Podes utilizar garrafas de plástico, potes de vidro e caixas de leite;

> Floreiras, são ótimas para utilizar em pequenos espaços e dão um acabamento muito bonito;

> Caixas de madeira ou paletes, são espaçosas e baratas;

> Horta vertical, é ideal para quem mora num apartamento, assim, vais conseguir aproveitar os espaços que estão próximos das paredes;

Não te esqueças que onde quer que faças a tua horta é importante que tenha luz natura e um espaço que não seja propicio a receber muito vento, pode acabar por prejudicar algumas plantas.

Como deves cultivar…

Iluminação

Os pequenos espaços podem render ótimas hortas, mas é necessário que haja uma boa iluminação para um bom desenvolvimento. As hortícolas necessitam no mínimo de cinco horas de luz do sol por dia, dessa forma, deves observar quais são os cantos disponíveis e aquele que está iluminado o maior tempo possível. A luz do sol é essencial para que a horta cresça de forma saudável, pelo que, não deves optar por locais escuros e muito menos com uma iluminação artificial.

Regar

A água é uma das partes mais importantes para o crescimento de uma horta. Deves saber a quantidade de água necessária, mas vamos por partes, porque acertar na quantidade e na frequência da rega vai depender muito das espécies plantadas e de onde está a tua horta. As hortas em vasos tendem a secar mais depressa do que em canteiros, nestes casos, o melhor será optares por regar uma vez por dia ou a cada dois dias, de preferência no início da manhã ou no fim da tarde, quando não há incidências do sol sob a horta. Para verificares a necessidade de água é importante que observes o aspeto da planta, caso notes que as folhas estão a ficar com as pontas amareladas, secas ou a cair, é sinal que têm falta de água. Outra forma de verificares, é inserires um palito ou o dedo na terra, se ao retirares estiver húmido é porque ainda tem água, caso contrário deves regar.

Queres saber mais? Carrega no link https://bit.ly/ME_JUN_2020

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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