Connect with us

A tua Revista

TIKTOK: A rede social do momento e como está a mudar a indústria da música

Joana Fonseca

Publicado há

em

Mega Hits

Lil Nas X, Roddy Rich, Doja Cat, Surfaces são tudo nomes que conheces e ouves todos os dias na rádio porque explodiram no TikTok.

Recuamos ao final de 2018: Montero Lamar Hill encontra no YouTube um beat que gosta de um miúdo holandês de 19 anos chamado YoungKio, compra-o por 30 dólares, demora um mês a escrever uma letra e publica a música no SoundCloud com o nome Old Town Road sob o nome artístico Lil Nas X. Não demora muito até que fique viral no TikTok com as pessoas a dançar ao som da música vestidas de cowboy.

Entretanto Old Town Road ganha um remix da estrela do country – e pai de Miley Cyrus – Billy Ray Cyrus, ultrapassa os 300 milhões de visualizações no YouTube e alcança o recorde de 17 semanas seguidas em nº1 na Billboard Hot 100, o top de música mais importante do mundo.

Depois de Lil Nas X foram muitos os artistas e músicas a ganhar popularidade no TikTok. As tendências e os tops de música por todo o mundo estão cheios de músicas que rebentaram no TikTok. À semelhança do YouTube, o TikTok veio democratizar ainda mais o mercado da música, promovendo anónimos e mudar a forma como consumimos e é produzida a música em 2020. Artistas como Justin Bieber com Yummy ou Drake com a mais recente Tossie Slide já estão a produzir com a mentalidade do TikTok para entrar no jogo da rede social. Músicas mais curtas, refrões repetitivos e simples que se possam tornar um meme ou uma coreografia. Em Tossie Slide de Drake, o refrão até vem com as instruções da coreografia. Será que quando voltarem a abrir os bares e as discotecas, eles vão ser invadidos com as dancinhas do TikTok? Um regresso à cultura da coreografia dos anos 80, dos ABBA ou dos Village People?

A verdade é que o TikTok é a rede social do momento e salvou a quarentena de muita gente (também é capaz de ter levado alguns namorados e pais à loucura). Mas quem é que consegue parar de ver em loop os vídeos do Kapinha e da Mafalda Teixeira no TikTok? Ou do Unas com a mulher? Ou as dobragens da Rita Pereira?

Apesar da música ser um dos pontos fortes do TikTok, o TikTok é muito mais do que música e coreografias. Desde uma forma fácil de partilhar receitas a alguns favoritos, pranks, desafios ou dobragens de frases ditas na televisão que se tornam meme, tudo é conteúdo – e é o conteúdo que manda no TikTok.

O TikTok é a rede social onde menos importam os seguidores para ser relevante. Se queres crescer na rede social, o mais importante é criares conteúdo de que as pessoas gostem e que se torne viral.

Digamos que o LinkedIn é a rede social onde vestimos fato e gravata, o Facebook onde nos vestimos para um almoço de família, o Instagram onde vestimos o nosso melhor biquini e no TikTok andamos de pijama. É a rede social onde nos é permitido divertirmo-nos mais e sermos mais criativos e genuínos.

“It’s all about having fun” e nós divertimo-nos muito a criar conteúdo para ti! Portanto, se ainda não segues a Mega Hits no TikTok (@megahitstiktok), vai lá seguir e depois já podemos ser amigos 🙂

Queres saber mais sobre a Mais educativa? Carrega no link https://bit.ly/MEMAIO2020

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade

Publicidade

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