Connect with us

Em destaque

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Mais Educativa

Publicado há

em

Instituto de Educação (IE-ULisboa) é a escola da Universidade de Lisboa vocacionada para a investigação, o ensino e a intervenção pública em educação e formação. Ao longo dos últimos anos, distinguiu-se em vários rankings internacionais como uma instituição líder no domínio da educação em Portugal.
O IE-ULisboa oferece atividades de ensino através de cursos de graduação (licenciatura) e pós-graduação (especialização, mestrado e doutoramento), em diferentes áreas da educação e da formação. Em 2019-2020, perto de 1000 estudantes estavam matriculados nos programas do IE-ULisboa (215 no 1.º ciclo e quase 800 em cursos pós-graduados), atraindo ainda 200 estudantes de 17 países.

A Investigação é uma atividade central da sua atividade, combinando investigação fundamental e aplicada em domínios-chave da educação e da formação. O IE-ULisboa colabora com vários parceiros nacionais e internacionais no desenvolvimento de projetos de investigação e integra investigadores de diferentes partes do mundo, nomeadamente como professores convidados e como estudantes de pós-doutoramento.

O IE-ULisboa presta serviços de assessoria e de formação a organizações educativas, bem como apoio científico e técnico à conceção, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, especialmente nas áreas do currículo, didática, avaliação, formação de professores e administração escolar, em Portugal e nos países de língua portuguesa.

O IE-ULisboa dispõe de instalações e recursos próprios adequados às atividades de formação e investigação: biblioteca e laboratórios especializados, salas de estudo, salas de computadores, rede wireless, acesso a bibliotecas virtuais, etc. Integra ainda o Future Teacher Education Lab ou “Sala de aula do futuro”, um espaço de aprendizagem equipado com as mais avançadas tecnologias digitais.

O IE-ULisboa está presente nas redes sociais: Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter.

Oferta formativa de 1.º ciclo: Licenciatura em Educação e Formação

A Licenciatura em Educação e Formação do IE-ULisboa qualifica para a intervenção profissional nos domínios da educação e da formação, através de uma formação ampla e versátil, adequada a contextos de ação variados e em mudança: no sistema educativo, bem como nas organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde.

“Estudar no IE-ULisboa é uma experiência única, há um trabalho contínuo com todos os docentes. Uma oportunidade de ter uma formação ligada a múltiplos contextos educativos e formativos. Um percurso cheio de desafios e com inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.” Maria Cordeiro, estudante de mestrado em Educação e Formação, área de especialidade Organização e Gestão da Educação e da Formação

A licenciatura combina a aquisição de sólidos conhecimentos com o desenvolvimento de competências transversais, preparando os estudantes para a entrada no mundo do trabalho. Ao longo do curso, os estudantes observam, analisam e intervêm em situações educativas onde poderão exercer a sua atividade profissional, preparando-os para atuar com os mais diversos públicos – crianças, jovens, adultos e idosos – e em interação com outros profissionais.

Formação pós-graduada do IE-ULisboa: mestrados, doutoramentos e especializações

O IE-ULisboa está comprometido com uma formação universitária exigente e inovadora para aqueles que procuram novas competências no decurso das suas trajetórias profissionais. A oferta formativa pós-graduada do IE-ULisboa, atualmente frequentada por cerca de 800 alunos, inclui cursos de especialização, mestrado e doutoramento focados na conceção, intervenção e avaliação da ação educativa, em diferentes contextos.

Esta oferta educativa posiciona o IE-ULisboa como escola de referência em estudos pós-graduados em educação.

OFERTA FORMATIVA DO IE-ULISBOA PARA 2020/2021

Cursos Pós-graduados de Especialização

Mestrado em Educação e Formação

Visa aprofundar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas na graduação, em licenciaturas da área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais.

  • Desenvolvimento Social e Cultural
  • E-learning e Formação a Distância
  • Organização e Gestão da Educação e da Formação

Mestrado em Educação

Destinado a profissionais de educação em exercício, através de uma formação especializada aplicada, com vista ao seu desenvolvimento profissional.

  • Administração Educacional
  • Educação e Tecnologias Digitais (a distância)
  • Inovação em Educação

Mestrados em colaboração com outras escolas da ULisboa

Doutoramento em Educação

Combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador.

  • Administração e Política Educacional
  • Didática da Matemática
  • Didática das Ciências
  • Formação de Adultos
  • Formação de Professores e Supervisão
  • História da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Doutoramento em colaboração com outras escolas

Recentemente, o IE-ULisboa reforçou a sua oferta formativa criando a especialidade de Inovação em Educação do Mestrado em Educação, um curso que tem como objetivo formar profissionais da educação em práticas inovadoras para dar resposta a novos desafios. Reconhecendo a inovação como um fator chave para melhorar o sistema educativo, este é um mestrado que pretende fazer com que os profissionais no terreno adotem práticas inovadoras a nível do currículo e pedagogia, organização das escolas e relação com a sociedade.

Também ao nível da formação pós-graduada, o IE-ULisboa oferece agora dois novos cursos de especialização: a Pós-graduação em Pedagogia do Ensino Superior, concebida para novos e futuros professores do ensino superior, e o novo curso de especialização em Matemática – Gestão Curricular e Aprendizagens Essenciais, que visa proporcionar uma formação especializada em gestão curricular e aprendizagens essenciais em Matemática.

A Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior é parte integrante das estratégias da Universidade de Lisboa, através do seu Instituto de Educação, no sentido de ampliar e desenvolver o ensino e a qualidade da aprendizagem, bem como de apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes. Num contexto de grandes transformações no ensino superior, a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior constitui uma resposta a grandes desafios que as suas instituições e seus docentes têm hoje pela frente, que resultam em larga medida: do afluxo em grande número de estudantes à graduação e pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas; da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; do trânsito e da velocidade com que os saberes se cruzam e se consolidam. A Pós-Graduação é, assim, concebida para os novos professores do ensino superior ou para aqueles que o desejem vir a ser, recebendo candidatos provenientes de todas as áreas científicas.

O curso pós-graduado em Matemática – Gestão Curricular e Aprendizagens Essenciais, que começará a funcionar no ano letivo 2020/2021, é uma formação especializada em gestão curricular e aprendizagens essenciais em Matemática dirigida a professores de Matemática do 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e professores do 1.º ciclo do ensino básico. O novo curso tem a duração de dois semestres e visa desenvolver as seguintes capacidades:

  • reconhecer as aprendizagens essenciais em Matemática do ciclo de escolaridade em que ensinam, bem com a respetiva articulação vertical com as aprendizagens essenciais de outros ciclos e a sua articulação horizontal com as aprendizagens essenciais de outras áreas disciplinares;
  • diagnosticar problemas na aprendizagem dos alunos e elaborar planos de intervenção para os ultrapassar;
  • realizar uma gestão flexível do currículo, em colaboração com outros professores de Matemática e de outras áreas disciplinares;
  • elaborar, concretizar e avaliar planos de intervenção tendo em vista promover as aprendizagens essenciais dos alunos.

Podes saber mais em Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

[post_gallery]

Fotos Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *