Visite-nos em

Ciência & Tecnologia

Fórum dos Campeões

Mais Educativa

Publicado há

em

Portugal tem uma Seleção Nacional das Profissões que representa o país em competições internacionais, vindo a aumentar o número de títulos e medalhas ao longo dos anos. É composta por jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional. Considerados os melhores dos melhores, avaliados individualmente e eleitos no Campeonato Nacional das Profissões que se realiza de dois em dois anos, onde têm como objetivo demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e ferramentas necessárias, através de provas práticas de desempenho.São respeitados internacionalmente e têm conseguido distinções no Campeonato Europeu das Profissões e no Campeonato Mundial das Profissões. João Nabais e João Ferreira são dois exemplos de Campeões das Profissões, que vamos apresentar.

 

João Nabais

João Nabais

JOÃO NABAIS ganhou a Medalha de Ouro na 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões e é considerado o melhor concorrente da região do Alentejo.

Relembra que desde muito cedo o mundo da tecnologia o fascinava, porém, a experiência que tinha na “ótica do utilizador” começou a saber-lhe a pouco, “ouvia falar em programação e havia uma grande curiosidade em perceber o que estaria por detrás dos programas, dos jogos ou das páginas de internet”– conta o jovem campeão. Acreditava que os profissionais destas áreas eram verdadeiros génios, com capacidades acima da média. O gosto foi muito mais além quando surgiu a oportunidade de frequentar uma formação que apontava precisamente para Web Technologies, “não hesitei” pois sabe que será uma das mais importantes profissões do futuro.

A área de Web Technologies consiste no desenvolvimento de aplicações, com recurso a linguagens e ferramentas que normalmente são utilizadas para programação Web como PHP, HTML, JavaScript, CSS, MySQL, jQuery, WordPress, Bootstrap, entre outras. Para João Nabais os maiores desafios da área são conseguir resolver problemas através das linguagens e ferramentas e a necessidade constante de estar atualizado.

“Ao contrário da maioria das profissões, todos os dias há coisas para aprender, existem linguagens e ferramentas que estão constantemente a ser João Nabais atualizadas, chegando a haver mais do que uma nova versão por ano.”

Ao longo da formação tinha completa certeza e vontade de participar na 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, “desde que o formador João Leitão me desafiou a participar que investi muito do meu tempo a trabalhar para conseguir participar no Campeonato.”

Tinha noção das dificuldades inerentes quando chegou o Campeonato, pois iria enfrentar os melhores do país, mas o pódio era o seu principal objetivo, acabando por conseguir o primeiro lugar.

O jovem recorda “sabe sempre bem ver o nosso esforço recompensado, estudei e treinei bastante para conseguir ganhar a Medalha de Ouro. Como diz o ditado, Sucesso antes do trabalho só no dicionário! Não sou melhor que ninguém, mas preparei-me o melhor que pude e acabou por compensar.”

Questionado sobre objetivos para o futuro, o jovem campeão pretende crescer como programador e entrar no Curso de Engenharia Informática.

 

João Ferreira

JOÃO FERREIRA é outro Campeão das Profissões que destacamos pelo percurso de formação profissional, levando-o à distinção com a Medalha de Ouro na 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões.

Desde muito cedo que começou a ter contacto com a Fresagem CNC (Controlo Numérico Computorizado), “o meu pai trabalhava numa empresa de moldes, e como tal, por vezes companhava-o”, dessa forma começou a ganhar interesse pela área. Quando teve que optar entre o Ensino Científico Humanístico e o Ensino Profissional, a Fresagem CNC fazia parte de um setor com bastante procura a nível de mão de obra qualificada e valorizada. “Acabei por escolher um curso profissional e com o passar do tempo percebi que tinha feito a escolha certa!”, conta João Ferreira. Não se arrepende das escolhas que tomou e afirma que faria tudo de novo.

Iniciou a formação de dois anos e meio, e a nível profissional são-lhes dadas as ferramentas necessárias para a preparação para o mundo do trabalho. Durante a formação direcionada para a Fresagem CNC, “vamos tendo um acompanhamento desde o mais básico como em tecnologia de materiais, desenho técnico e depois avançamos para o que é o CNC na realidade”, ou seja, através do sistema de coordenadas x, y e z, criar uma linguagem ISO, um caminho para as máquinas automáticas seguirem sem que seja necessário estar um operador presente.

A partir de um convite feito pelo formador, Zacarias Lebre, que o convidou a participar na 44.ª edição do Campeonato Skills Portugal 2020, “aceitei o desafio” e hoje agradece o convite “pois foi graças a ele que vivenciei experiências únicas”, afirma o jovem campeão.

Centro na categoria em que participou, sentindo que toda a dedicação e esforço investido valeram muito a pena, “apesar de duas semanas antes, ver em causa todo o meu esforço… devido a uma queda que resultou numa fratura craniana e um corte profundo no dedo”, felizmente conseguiu recuperar a tempo conseguindo realizar a prova.

“Gostava de realçar o que disse na cerimónia de encerramento no Campeonato Nacional das Profissões de Setúbal2020, no Campeonato anterior (Beja2018) fiquei em 2.º lugar, não desisti, voltei a participar e ganhei, por isso não desistam!”, afirma.

Garante que foi uma experiência muito enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional, fez novas amizades e o mais importante, criou memórias para a vida.

Prepara-se para representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões em setembro, na Áustria. “Quando chegar o momento de certo que vou estar preparado e pronto para dar o meu melhor!”, afirma João Ferreira

Podes saber mais em WorldSkills Portugal

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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