Visite-nos em

Em destaque

Empenho e Dedicação são o nosso lema!

Mais Educativa

Publicado há

em

Drª Sandra Cunha, Direção Pedagógica

Vamos Vencer!

Foi com este espírito que às 8h da manhã de dia 16 de março os professores enviaram os primeiros links do ZOOM para as aulas que iriam acontecer às 8:20min. Depois de um fim de semana a preparar e a ultimar tudo para que as aulas à distância fossem uma realidade.

Na sexta, dia 13 de março, os alunos e os pais foram avisados que as aulas iriam decorrer de acordo com o seu horário normal e que estivessem atentos ao email. Logo nesse dia foram criados grupos de WhatsApp, testados acessos via diversas plataformas digitais como Edmodo e o Classroom, para termos a certeza de que teríamos condições para chegar a todos.

Vamos conseguir! Este sempre foi o nosso mote para que todo o nosso planeamento desse certo. Apesar do contexto ser excecionalmente difícil, todos os docentes e educadoras estavam alinhados para garantir desde o primeiro dia a continuidade do processo educativo e o cumprimento dos objetivos a que nos propusemos desde o início do ano.

De facto, às 8:20min todos os professores estavam ligados e expectantes. Os alunos também estavam e apresentaram-se pontualmente e preparados para trabalharem, como sempre! Muitos pais também aproveitam este primeiro dia para deixar mensagens de força e motivação para que tudo corresse bem. Assim de repente, o nosso Colégio estava na casa de cada um, mas continuávamos a ser o que sempre fomos.

Os trabalhos de coordenação com os professores continuam a decorrer com a normalidade de sempre, existindo contactos ao longo do dia e dos dias com todos os professores e educadoras. Seja nas plataformas diversas, via telefone ou videoconferência.

Olhar para estes dias é olhar para todo o trabalho que tem sido feito sempre no Real Colégio de Portugal. Cada problema é transformado num desafio, cada adversidade é uma oportunidade para fazermos sempre melhor, são quebradas as barreiras que vão surgindo, cada erro se transforma em pedagogia e as palavras de ordem são sempre “Vamos Conseguir!”

No contexto atual em que vivemos, de uma epidemia impar nos tempos modernos, sem se saber por quanto mais tempo será mantido este afastamento, é fundamental que a Escola se comprometa a dar continuidade à sua missão com a mesma dedicação, empenho, resiliência e compromisso que caracteriza qualquer um que dedique o seu dia-a-dia ao ensino. Não deixámos de ser escola. Só nos adaptámos à nova realidade. É tempo de cada um se desafiar, de nos reinventarmos e mostrarmos que tudo é possível desde que estejamos juntos, a trabalhar em Equipa. Sejam professores, educadoras, alunos, pais, família ou encarregados de educação.

Em tempos de distanciamento físico não temos obrigatoriamente de estar isolados socialmente e é fundamental dar continuidade às relações. Estas duas semanas foram de trabalho, de experiências, de emoções e muitos outros sentimentos.

Conseguimos e sentimos genuinamente que cumprimos o nosso dever. Conseguimos porque trabalhámos em conjunto para um bem comum numa enorme demonstração de superação por parte de TODOS os que fazem parte da nossa comunidade escolar.

A TODOS deixamos o nosso agradecimento.

Podes saber mais em RCP

Conhece o testemunho do Luís:

 

Fotos: RCP

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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