Connect with us

Em destaque

Universidade de Évora vai pôr Inteligência Artificial ao serviço do SNS24

Publicado há

em

Pexels

Uma equipa de investigação da Universidade de Évora vai instalar o SNS24 Scout, um novo sistema de Inteligência Artificial para ajudar o serviço do SNS24.

O projeto “Aplicação de Metodologias de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural no Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS24” em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde é coordenado pelo investigador Paulo Quaresma e uma equipa de investigadores da UÉ, do NOVA LINCS.

O objetivo é permitir uma melhor e mais rápida interação com a Linha SNS24, diminuindo o tempo de cada chamada telefónica e, assim, aumentando o número de chamadas telefónicas atendidas durante um ano.

“Até ao final do ano contamos ter uma aplicação que tenha a capacidade de sugerir o algoritmo clínico mais adequado a cada situação com uma precisão superior a 95%, reunindo condições para ser integrada na atual aplicação do SNS24. (…)”, afirma o investigador Paulo Quaresma.

Para o desenvolvimento do SNS24 Scout, a equipa está a aplicar técnicas de Processamento de Língua Natural (PLN) e de Aprendizagem Automática (ML-Machine Learning), desenvolvidas para a Língua Portuguesa e metodologias de representação de conhecimento.

O sistema será inserido no Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento (TAE) do SNS24, ajudando o enfermeiro a selecionar o algoritmo clínico mais adequado.

Numa segunda fase os investigadores da UÉ pretendem criar ferramentas de apoio ao processo de otimização do desenho dos algoritmos clínicos e respetivos encaminhamentos.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade