Visite-nos em

Em destaque

Universidade de Évora vai pôr Inteligência Artificial ao serviço do SNS24

Joana Fonseca

Publicado há

em

Pexels

Uma equipa de investigação da Universidade de Évora vai instalar o SNS24 Scout, um novo sistema de Inteligência Artificial para ajudar o serviço do SNS24.

O projeto “Aplicação de Metodologias de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural no Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS24” em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde é coordenado pelo investigador Paulo Quaresma e uma equipa de investigadores da UÉ, do NOVA LINCS.

O objetivo é permitir uma melhor e mais rápida interação com a Linha SNS24, diminuindo o tempo de cada chamada telefónica e, assim, aumentando o número de chamadas telefónicas atendidas durante um ano.

“Até ao final do ano contamos ter uma aplicação que tenha a capacidade de sugerir o algoritmo clínico mais adequado a cada situação com uma precisão superior a 95%, reunindo condições para ser integrada na atual aplicação do SNS24. (…)”, afirma o investigador Paulo Quaresma.

Para o desenvolvimento do SNS24 Scout, a equipa está a aplicar técnicas de Processamento de Língua Natural (PLN) e de Aprendizagem Automática (ML-Machine Learning), desenvolvidas para a Língua Portuguesa e metodologias de representação de conhecimento.

O sistema será inserido no Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento (TAE) do SNS24, ajudando o enfermeiro a selecionar o algoritmo clínico mais adequado.

Numa segunda fase os investigadores da UÉ pretendem criar ferramentas de apoio ao processo de otimização do desenho dos algoritmos clínicos e respetivos encaminhamentos.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *