Connect with us

Em destaque

É sempre possível vencer!!!

Mais Educativa

Publicado há

em

Grupo ENSINUS

Dr. Martilene dos Santos, Administrador Delegado do Grupo ENSINUS para a Guiné-Bissau e Cabo Verde

É sempre possível vencer as adversidades conjunturais, através da utilização do “know how” como tem sido o caso do Grupo ENSINUS em Portugal, em Moçambique e na Guiné-Bissau em especial.  

Na Guiné-Bissau, não obstante as dificuldades do funcionamento das Instituições que têm marcado fortemente o dia-a-dia do povo guineense, afetando consideravelmente a esperança dos pais de verem os seus filhos crescerem da maneira mais normal possível, com acesso à Educação e ao Conhecimento, afim de poderem sonhar em serem cidadãos preparados para servirem o seu país. As mulheres, com o apanágio de serem a âncora da família, nas suas aspirações elementares e necessárias de terem acesso à Educação e à Formação especializada como forma de melhor preparar o futuro dos filhos que têm sempre uma vontade incomensurável de estudar. 

 Assim, o Grupo ENSINUS, após um diagnóstico realizado com base na experiência do Grupo no país a nível do Ensino Superior, onde tem a maior universidade no país, assumiu mais uma vez que é sempre possível vencer as adversidades com a utilização do saber, criando assim uma base sólida para a criação de soluções estruturantes.

 Este desafio, permitiu-nos perceber melhor a imperatividade da introdução de inovações adequadas aos novos tempos no sistema do ensino profissional e identificar as áreas cruciais para a criação do bem-estar que não estavam a ser devidamente enquadrados.

Sendo assim, imbuídos dum forte espírito de Missão inaugurámos o IPT – Instituto das Profissões e Tecnologias da Guiné-Bissau (IPT-GB), no dia 05 de outubro de 2018, em Bissau, concretamente, no Bairro da Ajuda 2.ª Fase.

O IPT-GB, tem uma organização bastante inovadora e disruptiva, muito adequada aos tempos atuais em que impera a incerteza.

A nossa oferta formativa montada com base no diagnóstico ora realizado cobre uma parte ainda limitada da necessidade do país atendendo a que tivemos que conjugar a nossa intervenção aos nossos meios.

Assim, entendemos serem prioritárias as seguintes áreas do Saber:

O Setor da Saúde (Técnico da Ação Médica);

O Setor da Justiça (Técnico dos Serviços Jurídicos, Registos e Notariados);

O Setor das Pescas (Técnico de Mestrança e Marinhagem) 

Mais ofertas formativas no site – https://www.ipt.gw/oferta-formativa-2019-2020/

Colocámos algumas ofertas formativas do IPT na Guiné-Bissau, para permitir uma maior compreensão do título deste artigo, de que “É Sempre Possível” conseguir vencer as adversidades através de uma utilização adequada do “Know How”, analisando um caso concreto com evidências bastante concretas. 

 Na Guiné-Bissau é sobejamente sabido que até ao momento o Sistema Nacional de Saúde vem funcionando apenas com a figura do Médico e do Enfermeiro, criando assim uma enorme lacuna no tratamento e acompanhamento dos utentes. Hoje, com a aposta inovadora do IPT-GB, no empoderamento das mulheres e dos aspirantes a uma carreira no setor e com a determinação em preenchimento das lacunas em alguns subsetores do setor da saúde e dos demais setores chaves para o desenvolvimento do país, introduzimos o curso de Técnico de Ação Médica, cujos formandos estarão habilitados para o exercício dessa função preenchendo assim uma das falhas do sistema. No entanto, já temos muitos formandos a exercerem no Hospital Nacional Simão Mendes (Principal Unidade Hospital do país).   

A partir desse momento começámos a ter sinais de uma melhoria qualitativa do processo do cuidado dos utentes, com a colaboração da Direção do Hospital Nacional Simão Mendes.

Não obstante com a situação ímpar que estamos a enfrentar com a declaração de uma Pandemia mundial COVID 19 (Corona Vírus ), verificámos que aquilo que sonhámos à sensivelmente dois anos serve de fato para vencer todas as adversidades, pois podemos servir o nosso país!

Contem connosco!

 

 Fotografia de família com os técnicos da Ação Médica formados no IPT com a Direção do Hospital e da Equipa do IPT-GB Fotografia da assinatura do Protocolo de cooperação entre o Grupo ENSINUS e o Hospital Nacional Simão Mendes, pelo Senhor Administrador Delegado do Grupo ENSINUS para Guiné-Bissau e Cabo Verde, Dr. Martilene dos Santos e o Senhor Diretor Geral do Hospital Nacional Simão Mendes, Dr. Francisco Aleluia Lopes.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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