Visite-nos em

Notícias

Jardim Zoológico de Lisboa apoia proteção da flora e fauna australiana

Flávia Ramalho

Publicado há

em

O Jardim Zoológico de Lisboa vai contribuir, em conjunto com o Zoo de San Diego, para o resgate e a recuperação da flora e fauna australiana.

A intenção foi partilhada pelo Jardim Zoológico de Lisboa em comunicado enviado à redação.

O apoio vai acontecer através do Fundo de Conservação. Para além disso, o Jardim Zoológico português vai disponibilizar mealheiros no interior do parque para que os visitantes possam também contribuir.

O dinheiro recolhido nos mealheiros, que vão ser disponibilizados de janeiro a março, vai reverter integralmente para esta causa.

Na mesma nota enviada à redação, o Jardim Zoológico de Lisboa reforça o papel fundamental das instituições zoológicas na constituição de grupos geneticamente saudáveis para reforçar as populações selvagens.

Esta atitude do Jardim Zoológico surge na sequência de um pedido de reforço do Zoo de San Diego para a angariação de fundos para missões de resgate do mesmo género daquela que aconteceu recentemente a curto prazo e foi organizada por uma equipa de investigadores, em conjunto com o Serviço Nacional de Parques e Vida Selvagem (NPWS), depois de as chamas terem ameaçado o Parque Nacional de Blue Montains, na Austrália.

A missão enviou equipas de batedores para a frente dos incêndios de forma a localizar os koalas, através dos colares com transmissores colocados no âmbito do programa de conservação.

Os animais resgatados estão em segurança no Hospital de Vida Selvagem de Taronga que se responsabiliza pelos koalas e conta com o apoio do Zoo de Taronga.

Para além da captura de animais, são necessários apoios para a alimentação, transporte e posterior libertação.

Desde 1991, que o Jardim Zoológico participa no programa de conservação in situ de Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA). No decorrer desta catástrofe, o apoio do Zoo foi reforçado e o contacto permanente com o Dr. Bill Ellis e a Dra. Kellie Leigh, biólogos de campo financiados pelo programa, tem permitido aferir acerca da dimensão da problemática, assim como quais as necessidades mais urgentes para o resgate dos animais.

[Imagem: Jardim Zoológico de Lisboa]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *