Visite-nos em

Ciência & Tecnologia

App Voluntar.io: “Pensamos que a nossa aplicação será uma boa maneira de motivar os jovens a fazer voluntariado”

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Eva Santos, Inês Tabanez, Gonçalo Pereira e Madalena Silva são os quatro alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação “Voluntar.io”.

A aplicação apresenta-se como um facilitador do trabalho voluntário, com vantagens para voluntários e para instituições de voluntariado.

A Mais Educativa colocou algumas questões aos quatro alunos da Licenciatura em Engenharia Informática da FCTUC, que desvendaram mais sobre a aplicação.

Mais Educativa (ME) – Como surgiu a ideia para a criação da app Voluntar.io?

Alunos da FCTUC (AFCTUC) – O conceito surgiu para uma disciplina de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (Processos de Gestão e Inovação), quando nos foi sugerido apresentar um produto inovador.

Um dos membros do nosso grupo estava há vários anos ligado ao voluntariado e sempre sentiu que era algo que parecia um pouco esquecido em Coimbra, com instituições a ter dificuldades em arranjar voluntários e pessoas que queriam fazer voluntariado, mas não sabiam como nem onde.


ME – Com que objetivo foi criada?

AFCTUC – Pensamos que a nossa aplicação será uma boa maneira de motivar os jovens a fazer voluntariado, de modo a fornecer-lhes mais oportunidades para arranjar emprego futuramente, já que o voluntariado é muito apreciado por várias empresas como uma prova de iniciativa, caráter, trabalho de equipa e empatia pelos semelhantes.

Para além disso, acreditamos que a criação de uma aplicação de voluntariado, que está em falta nesta área, em alternativa a um website, torna todo o processo muito mais intuitivo e interativo, pelo que os jovens se sentirão menos “intimidados” para participar em atividades solidárias.


ME – Porque escolherem a temática do voluntariado?

AFCTUC – Enquanto estudantes Universitários consideramos para além de estudar para a Universidade também é importante desenvolvermo-nos civicamente para aprendermos a viver em sociedade. Como compreendemos que principalmente estudantes não têm muito tempo, a nossa ideia era criar uma plataforma flexível que unisse voluntários e instituições através de eventos de voluntariado que estes pudessem participar.

ME – De que modo a aplicação vem simplificar o voluntariado?

AFCTUC – À distância de um clique estarão disponíveis várias oportunidades para fazer voluntariado e das instituições promoverem as suas necessidades.


ME – A app Voluntar.io tem interesse para instituições e para futuros voluntários? Que vantagens têm as instituições? E os futuros voluntários?

AFCTUC – Com esta aplicação, intitulada “voluntar.io”, pretendemos criar uma plataforma intuitiva que exponha, de forma descomplicada e organizada, o mundo do voluntariado à comunidade, informando-a acerca das diversas oportunidades para ajudar e incentivando-a a participar nas mesmas e até mesmo a criar os seus próprios eventos solidários.

Instituições promotoras de atividades de voluntariado terão um novo meio de divulgá-las, para que cheguem a mais pessoas.

ME – A app vai ser aplicada a todas as associações nacionais? Ou vai focar-se em instituições de voluntariado do distrito de Coimbra?

AFCTUC – De momento estamos focados em criar uma plataforma sólida em Coimbra. Se o conceito tiver uma grande adesão o nosso objetivo é alargarmo-nos a nível nacional.

ME – Que funcionalidades vão ser adicionadas à app, que ainda não estão disponíveis?

AFCTUC – A versão atual da aplicação ainda é meramente informativa e foca-se na divulgação de associações de voluntariado do distrito de Coimbra. Para recolhermos informações, já contactámos várias organizações de voluntariado, pedindo alguns dos seus dados para efetuarmos o seu registo na app e para, numa fase futura, divulgarmos algumas das suas atividades. Neste momento, já obtivemos colaboração de algumas mas ainda nos encontramos à espera de respostas por parte das outras contactadas.

No futuro, pretendemos disponibilizar mais funcionalidades tais como:

• Permitir o acesso ao perfil do voluntário;

• Permitir a visualização de atividades e pedidos de voluntariado;

• Permitir a inscrição em atividades de voluntariado;

• Permitir que o voluntário crie uma atividade de voluntariado;

• Gerar sugestões de eventos para cada voluntário.

Algumas destas já estão a ser implementadas na aplicação no momento presente, pelo que deverão estar disponíveis brevemente. Poderão ser consultados mais detalhes na secção informativa da aplicação na Google Play Store.

ME – A app Voluntar.io está disponível apenas na Play Store. Também vai ser disponibilizada para dispositivos iOS? Se sim, quando?

AFCTUC- Por agora estamos focados em crescer na playstore. Se assim se justificar, disponibilizaremos uma versão para IOS, até porque temos tido vários pedidos nesse sentido. No entanto, para dar esse salto necessitaríamos de algum apoio ou investimento na aplicação.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *