Connect with us

Ciência & Tecnologia

DeclareAção une promotores de festivais

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Entidades promotoras de espetáculos, festivais e eventos em Portugal juntam-se para lançar a primeira declaração que procura consciencializar e convocar a sociedade para mudança de comportamento.

O movimento DeclareAção pressupõe a mobilização de jovens de todo o país “para definir ações que façam do mundo um lugar melhor, dando assim origem à primeira declaração de atitudes que todos poderão “assinar” ao colocá-las em prática”.

O movimento inédito foi lançado por 15 entidades (Better World, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Sines, Everything is New, Live Experiences, MOT, Música no Coração, PEV, Pic Nic, Ritmos, Sons em Trânsito e Câmara Municipal de Faro, Surprise & Expectation, APEFE e APORFEST).

Estas entidades lançam o repto a outras empresas publicas ou privadas, de todos os sectores para se juntarem à causa.

“Para criar esta “declaração de ações” as entidades irão desafiar jovens lideranças de todo o país para um workshop do qual resultarão 17 atitudes. Essas atitudes, baseadas nos ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), focar-se-ão em áreas tão distintas como as alterações climáticas, a diversidade, a inclusão social, o desenvolvimento económico, a reciclagem, entre outras, cumprindo todas elas com a premissa de contribuírem ativamente para a construção de um mundo melhor”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.

Podem ser selecionados jovens dos 16 aos 30 anos, provenientes de diferentes distritos do país, de diferentes géneros, nacionalidades, classes sociais e níveis de formação.

Os jovens candidatos vão passar por um processo de seleção com três fases.

Na primeira, será levada a cabo uma pesquisa para encontrar jovens líderes com voz ativa nas comunidades; na segunda fase, serão selecionados 30. Na terceira etapa, os jovens selecionados serão desafiados num workshop com metodologia Tork CC, onde trabalharão nas “atitudes”.

Os jovens que se queiram voluntariar para participar no processo de definição das atitudes poderão fazê-lo através do email participa@declareacao.com, até 31 de janeiro.

A seleção dos jovens e o workshop decorrerão no próximo mês de fevereiro, sendo divulgadas as 17 atitudes no início de março.

As atitudes definidas pelos jovens vão ser transformadas em GIFs, que servirão como “assinatura digital” da DeclareAção.

Ao mesmo tempo será lançada uma landing page que funcionará como hub agregador das boas atitudes, onde se reúnem todas as ações que vierem a ser implementadas por empresas, escolas, influenciadores e pelo público em geral, partilhadas nas redes sociais e utilizando os GIFs e o hashtag #DeclareAcao”, pode ler-se na mesma nota.

As entidades promotoras do DeclareAção pretendem mobilizar todas as pessoas a assumir a responsabilidade de ter atitudes que marquem pela diferença.

[Imagem: Agência Zero]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade