Connect with us

Lazer & Cultura

Tiago Rodrigues vence o Prémio Pessoa 2019

Avatar

Publicado há

em

Esta sexta-feira, dia 13 de dezembro, foi anunciado o 33.º vencedor do Prémio Pessoa – Tiago Rodrigues que é ator, dramaturgo, encenador, produtor e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

Tiago Rodrigues tem 42 anos e nasceu na Amadora em 1977 sendo o segundo mais novo a ser galardoado com este prémio.

O seu início de carreira pelos palcos foi com os Artistas Unidos, de Jorge Silva Melo e aos 21 anos ingressou na escola de teatro da companhia belga STAN, com quem colaborou até 1998.

Em 2003, com Magda Bizarro, cria a estrutura Mundo Perfeito onde cria mais de 30 peças de teatro, em colaboração com instituições como Alkantara Festival e Festival d’Autome.

Aos 26 anos, começa a trabalhar como professor convidado na escola de dança contemporânea PARTS, em Bruxelas. E em Portugal é na Universidade de Évora que decide ensinar. Leciona também em Balleteatro (escola profissional de dança)  e na Escola Superior de Dança de Lisboa. Foi ainda coordenador da única licenciatura em Artes Performativas de Lisboa, na ESTAL (Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa).

Desenvolveu ainda trabalho como ator e argumentista, para cinema e televisão.

Em 2010, e depois de colaborar e escrever textos para três peças do coreógrafo Rui Horta, começa a criar as suas peças, com as quais conquista novos prémios e distinções, dentro e fora de Portugal.

Com a peça “Três Dedos Abaixo do Joelho” recebe um Globo de Ouro, e o prémio de Teatro, da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2012.

Em 2015 torna-se diretor artístico do Teatro D. Maria II. Em 2017, e estreia “Sopro”, no mais importante palco europeu, o Festival D Avignon.

Atualmente trabalha com a Royal Shakespeare Company, numa adaptação de dois romances de José Saramago, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez”.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do Expresso e da Caixa Geral de Depósitos e tem o valor de 60 mil euros. O objetivo é premiar, todos os anos a personalidade portuguesa que alcançou maior destaque nas áreas da Cultura, da Ciência, Artes e Literatura.

[Imagem: Prémio Pessoa]

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *