Visite-nos em

A tua Revista

Cosplay: A fantasia no mundo real

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Àqueles que vestem a pele das personagens, desta forma, chamam-se cosplayers. Geralmente, são fãs das personagens que representam e tentam assemelhar-se o máximo com os personagens que interpretam.

Contrariamente ao que muitos pensam, o cosplay nasceu nos Estados Unidos da América.

Nesta área do gaming, há vários cosplayers que optam por se costumizar com trajes do universo de manga, comics, bandas desenhadas, filmes e, como não podia deixar de ser, videojogos.

Outra particularidade do cosplay é que os fatos, geralmente, são executados pelos cosplayers e o detalhe faz toda a diferença. Para além disso, a maquilhagem é indispensável para assemelhar ainda mais os disfarces.

A aparência é importante mas os verdadeiros cosplayers também adotam os traços de personalidade das personagens.

É incontornável falar de cosplay quando pensamos em videojogos. O termo inglês “cosplay” surgiu com a junção das palavras “costume” (fantasia) e “play” (interpretação). E refere-se à atividade de se vestir, caracterizar-se e comportar-se como uma personagem. no mundo real

 

Sabias que a palavra “Cosplay” já consta no dicionário português?

 

Em setembro, Leonor Grácias lançou o “Manual de Cosplay”, onde aborda a temática do universo cosplay.

Desde fatos às personagens, das perucas à maquilhagem, passando pelos assessórios, todos os detalhes estão no livro de Leonor Grácias, uma das mais conhecidas e antigas cosplayers portuguesas.

O livro partilha ainda algumas curiosidades sobre a história do cosplay, os protagonistas, os principais eventos e dicas práticas para tu também começares a ser um cosplayer.

Aos 29 anos, Leonor Grácias é reconhecida mundialmente como a cosplayer portuguesa mais infl uente. Cosplayer há 14 anos, já trabalhou nos mais diversos eventos portugueses como organizadora e formadora. Fundou a Associação Nacional da Arte do Cosplay (ANAC) em 2016, uma associação cultural sem fins lucrativos, que tem como objectivos a promoção e a dinamização do cosplay em território nacional e o desenvolvimento saudável da juventude.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *