Visite-nos em

A tua Revista

Desporto Escolar: a atividade física para além das aulas de Educação Física

Flávia Ramalho

Publicado há

em

A vida não pode ser passada (apenas) à frente da televisão com os videojogos. Sabemos que é importante que te mexas e quisemos apresentar-te o Desporto Escolar (DE). Por isso, é hora de te inscreveres no Clube de Desporto Escolar. Tira partido das atividades oferecidas por este sistema, que visa promover o sucesso educativo, o bem-estar e o apoio ao desenvolvimento desportivo nacional.

CARDÁPIO DAS MODALIDADES

Podes escolher entre um vasto leque de modalidades desde andebol a xadrez ou de judo a ténis de mesa.

É responsabilidade das escolas, proporcionar uma oferta desportiva que corresponda às expectativas dos seus alunos e que contribua para a escola alcançar os objetivos do seu Projeto Educativo”, explica, à Mais Educativa, Rui Carvalho, Coordenador Nacional de Desporto Escolar.

Este ano letivo, de um modo geral, o Desporto Escolar vai promover uma maior participação em desportos coletivos mistos.

MAIS TEMPO ATRIBUÍDO AO DESPORTO ESCOLAR

Agora podes usufruir de mais horas de DE.

Nos últimos anos, o número de créditos letivos atribuídos ao Desporto Escolar tem vindo a aumentar. E, este ano, estão destinados 22 600 créditos ao DE, segundo conta Rui Carvalho.

Este número sofreu um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

E isto vai-se refletir-se no número de horas que os professores vão dedicar a este programa das escolas.

PROJETOS PREPARADOS PARA 2019/2020

Neste ano letivo estão previstas as competições anuais e, para além disso, segundo o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, os projetos “Desporto Escolar Territórios” e “Desporto Escolar+” vão também ter continuidade.

Em 2019/2020, vais ainda poder fazer parte do “Plano Nacional de Formação de Juizes Árbitros Escolares” e do “Desporto Escolar Sobre Rodas”, dois novos projectos do DE.

UMA ATIVIDADE QUE PREPARA PARA O FUTURO

O DE é um complemento que a escola pública te oferece e que te dota de ferramentas que vais poder usar também no futuro.

A promoção da saúde, a aquisição de hábitos essenciais de vida comunitária, a estruturação de aspetos essenciais de caráter e a estruturação de uma “cultura desportiva” são quatro das vantagens apontadas por Rui Carvalho.

Segundo o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, um aluno inserido no DE vai, no futuro, reconhecer a importância do aperfeiçoamento e da manutenção da condição física, compreender o desporto como um fator de cultura, aplicar valores como o respeito pelo outro, a lealdade, a aceitação da diferença, o respeito pelas regras, a capacidade de trabalho em comum, o autocontrolo e a autodisciplina.

O DESPORTO ESCOLAR É PARA TODOS

Ninguém fica excluído no programa de DE: os alunos com deficiência têm vindo a ser integrados no programa através da criação de provas, regulamentos, adaptações e modalidades. O ISF – Inclusive Games, o Boccia ou o Goalball são exemplo disso.

O Desporto Escolar tem vindo a investir fortemente no Desporto Adaptado através da criação de mais oportunidades de prática desportiva para alunos abrangidos pela legislação que regula a Educação Inclusiva”, conta Rui Carvalho.

O número de alunos no desporto adaptado tem vindo a crescer com o aumento de investimento nesta área do DE (atualmente são mais de 8 mil estudantes) e Rui Carvalho acredita que o investimento nesta área está intimamente ligado ao crescente aumento de alunos praticantes.

E TU? ESTÁS INSCRITO NO DESPORTO ESCOLAR?

O DESPORTO ESCOLAR 

> VISA

> Promover a saúde e condição física

> Aquisição de hábitos e condutas motoras

Estás inscrito no

Desporto Escolar?

> ESTIMULA

> Solidariedade e Cooperação

> Autonomia e Criatividade

[Imagens: ©Alexandre Pona/ Desporto Escolar]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade