Visite-nos em

Night&Day

“Ler o Mar” e “Crise Climática” são os novos temas do Programa de Educação do Oceanário

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

O Oceanário de Lisboa apresenta o novo Programa de Educação, destinado a alunos do pré-escolar ao secundário, com mais de 30 propostas de literacia do oceano, desenvolvidas para os diferentes ciclos de ensino, sem esquecer a formação a professores.

Este plano escolar de literacia azul, aprovado pela Direção Geral da Educação, cumpre o seu 20º aniversário e já impactou mais de 1,5 milhões de pessoas.

As atividades destinadas a alunos dos 3 aos 18 anos estão cheias de histórias, jogos, desafios e surpresas, todas com o objetivo comum de fazer a diferença no futuro do oceano. E pretendem ainda ser um estímulo ao desenvolvimento do espírito de equipa, da criatividade, da capacidade de decisão e resolução de problemas.

Ler o Mar” é a grande novidade desta 20º edição do Programa de Educação, e parte da leitura de livros presentes nos conteúdos curriculares e propostos pelo Plano Nacional de Leitura. Obras de autores tão conhecidos como Sophia de Mello Breyner Andresen, Luís de Camões, Padre António Vieira, Papiniano Carlos e Benji Davies, são ponto de partida para atividades originais e inesquecíveis, envolvidas pela magia do Oceanário.

Para os alunos do secundário, a reinterpretação de uma das mais surpreendentes obras da literatura portuguesa, o “Sermão de santo António ao peixes“, do padre António Vieira será a obra analisada e estudada.

E porque a Crise Climática está na ordem do dia e a defesa do planeta exige medidas urgentes, o Oceanário mantém o tema em destaque e dedica programas específicos, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, adaptados a cada ciclo de ensino, para sensibilizar e encorajar os alunos a unir esforços para combater este problema.

O Oceanário apresenta ainda formações certificadas para professores e educadores, de todos os níveis de ensino desenvolvidas para capacitar com ferramentas criativas aqueles que são os verdadeiros agentes ativos da educação dos alunos para uma cidadania azul.

Desde 1999, mais de um milhão e meio de participantes foram impactados pelo Programa de Educação do Oceanário de Lisboa procura também saber como poder entrar nesta rede do conhecimento.

[Imagem: oceanario.pt]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *