Visite-nos em

A tua Revista

Campeonatos das Profissões atestam a qualidade dos cursos de aprendizagem do IEFP

Mais Educativa

Publicado há

em

A qualidade dos cursos de aprendizagem do IEFP é inegável. Prova disso são os resultados obtidos pelos jovens portugueses, que se destacam nacional e internacionalmente.

Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional. Os jovens realizam provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas por júris altamente qualificados.

Os jovens são avaliados, nestes campeonatos, a nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso.

Os Campeonatos Nacionais acontecem de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam o título de campeão nacional, em cada profissão.

Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões.

PORTUGAL NO WORLDSKILLS KAZAN 2019

A seleção nacional escolhida para participar no 45.º Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills Kazan 2019 – conseguiu o 22.º lugar, entre 63 países, e 7 medalhas de excelência em seis profissões.

A competição aconteceu de 22 a 27 de agosto, em Kazan, na Rússia.

Num total de 1350 concorrentes, os portugueses André Pedrosa (Soldadura/Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra), Daniel Stelmach (Mecatrónica Automóvel/CEPRA), Francisco Campos (Refrigeração e Ar Condicionado/CENFIM Porto), Luka Zandarashvili e Pedro Pereira (Robótica Móvel/ CINEL), Rui Carvalho (Fresagem CNC/ CENFIM Trofa) e Rui Martins (Controlo Industrial/CENFIM Trofa) destacaram-se com a obtenção de medalhas de excelência.

Para além disso, a dupla de robótica móvel, Luka Zandarashvili e Pedro Pereira, do CINEL, foi ainda distinguida com o prémio “Best of the National”, tendo sido os concorrentes portugueses que conquistaram mais pontos na competição.

“Estamos muito satisfeitos com este resultado, que traduz o investimento que foi feito nesta equipa. Comparativamente ao último campeonato do mundo, que se realizou em Abu Dhabi em 2017, Portugal subiu 22 lugares no ranking mundial, duplicando o número de medalhas”, disse Paulo Feliciano, Vice-Presidente do IEFP e Delegado Oficial da WorldSkills Portugal.

Para além disso, Paulo Feliciano destacou ainda a qualidade da formação profissional promovida por Portugal, na competição relevada pelos resultados. O Vice-Presidente do IEFP congratulou os elementos da equipa portuguesa e agradeceu “a todos os envolvidos: concorrentes, preparadores, jurados, organização”

A 46.ª edição do WorldSkills acontece em Xangai, na China, em 2021.

A SELEÇÃO PORTUGUESA EM KAZAN

“Foi muito gratificante ter estado aqui [no WorldSkills Kazan 2019]. Não somos máquinas, mas isto serviu muito para a nossa evolução, tanto profissional como para nós mesmos.
Nunca antes tínhamos pensado em estar aqui hoje. Tenho a certeza que dei tudo de mim e estou de consciência tranquila.
[Ver alguém do meu país a subir a palco] é muito bom! E se fosse eu a subir a palco ia ser ainda mais gratificante porque ia ser o reconhecimento do meu esforço, de todo este tempo, e era tudo o que eu mais queria.”

Carla Ribeiro – 21 anos, Estética

“Esta competição colocou as minhas competências em prática, dei o meu melhor, não me correu bem como esperado mas acho que foi um resultado justo. Ver alguém do meu país a subir àquele palco dá emoção porque estão a viver o mesmo que eu gostava de viver. E dá uma emoção de arrepio.
Se fosse eu a subir àquele palco ficava muito feliz porque tinha conseguido um resultado de alto nível”

Rui Carvalho – 18 anos, Fresagem CNC

PORTUGAL PREPARA O SKILLSPORTUGAL SETÚBAL 2020

Setúbal é a cidade escolhida para receber o 44.º Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal, Setúbal 2020.  A competição vai decorrer de 9 a 14 de fevereiro, em 2020.

No total, na cidade sadina vão estar mais de 40 profissões em competição – nas áreas de Construção Civil e Obras Públicas, Artes Criativas, Gestão e Tecnologias da Informação, Produção, Engenharia e Tecnologia, Serviços Sociais, Pessoais e Turismo, Transporte e Logística.

Neste campeonato, os jovens portugueses vão realizar provas de elevado grau de complexidade e demonstrar as suas competências.

As referidas provas serão avaliadas por um júri composto por peritos qualificados.

O Campeonato Nacional das Profissões realiza-se a cada dois anos e é um dos maiores eventos de educação/formação. A competição é pautada pelas diretrizes da WorldSkills International, que obriga ao cumprimento de um plano de atividades pensado ao pormenor.

A criatividade artística e profissional, a ciência e a inovação tecnológica vão marcar o evento, que vai eleger a seleção nacional das profissões, que, nos anos seguintes, vai representar Portugal, nas competições internacionais.

Os jovens que forem medalhados na etapa nacional, em Setúbal, podem vir a representar Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorre em setembro de 2020, em Graz, na Áustria, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que acontece em Xangai, na China, em setembro de 2021.

Ao longo dos 6 dias, o SkillsPortugal Setúbal 2020 também vai promover experimentação das profissões, demonstrações formativas e tecnológicas, exposições, workshops, conferências e debates.

Esperamos por ti em Setúbal!

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *