Celebra-se hoje o Dia Mundial da Saúde Mental.
Este dia foi criado com o pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de encorajar todos nós a pensar um pouco mais na nossa saude mental.
Todos os anos, a OMS propõe um tema em que este dia se deve focar, este ano, o foco foi posto na tentativa de chamar à atenção para o suicídio numa campanha chamada “40 seconds of action” direcionada jovens e adolescentes.
Este dia tem por habito ter a intervenção de inúmeras personalidades entre governantes e celebridades que em conjunto procuram chamar à atenção para estes problemas.
Uma das instituições que tomou parte em chamar a atenção para este dia foi a Casa Real Britânica, nomeadamente os Duques de Cambridge e Sussex que nas últimas semanas tem conduzido uma campanha online utilizando a sua posição para chamarem a atenção para os problemas relacionados com a saude mental.
Os Duques de Cambridge lançaram uma campanha de auto ajuda através de mensagens telefónicas:
https://www.instagram.com/p/B3bsIYclR9R/?utm_source=ig_web_options_share_sheet
E o Príncipe Harry (o duque de Sussex) juntou-se a Ed Sheeran, o famoso cantor inglês, para de forma humorística, chamar a atenção para estes problemas:
Em Portugal, um estudo da Direção Geral de Saúde mostra que o nosso país lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais. Os mais afetados são as mulheres, quando se comparam os sexos, e as pessoas com menos educação e dinheiro, quando o critério é a posição social.
Para celebrar este dia muitas foram as instituições que criaram programas especiais para falar sobre a saude mental. E nas redes sociais também se viu entre várias figuras públicas a partilhar a HashTag – #WMHD – que marca mundialmente o dia de hoje.
Não fiques indiferente a este dia e reflete um pouco sobre este problema que afeta tanta gente no mundo.
[Imagem: OMS]