Connect with us

Night & Day

“Para seres curtido não tens de ter bebido” – ação de sensibilização dos Cervejeiros de Portugal

Publicado há

em

Os Cervejeiros de Portugal promovem no dia 17 de outubro, às 15h00, no Auditório da Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, um encontro com influenciadores e jovens do ensino secundário.

O evento será integrado no projeto de responsabilidade social da associação, “Falar Claro“, e vai contar com a presença do ator Tiago Teotónio Pereira e do humorista e youtuber Diogo Batáguas, que irão conversar com os estudantes sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas por jovens menores de idade.

O encontro vai ser subordinado ao mote “Para seres curtido não tens de ter bebido“, e vai decorrer num formato informal e descontraído, segundo os organizadores do evento.

Na condição de representantes do setor cervejeiro nacional, os Cervejeiros de Portugal têm assumido um forte compromisso com as questões de responsabilidade social que passa pela promoção, de forma permanente, do consumo moderado de bebidas alcoólicas e do não consumo por menores de idade.

A associação é um dos membros fundadores do Fórum Nacional do Álcool e Saúde (FNAS), uma plataforma liderada pelo Ministério da Saúde, que reúne um conjunto alargado de representantes da sociedade civil que se comprometeram a desenvolver ações relevantes nesta área.

Através do projeto “Falar Claro“, dirigido a escolas e famílias, e desenhado em parceria com a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a Associação Nacional de Professores (ANP), os Cervejeiros de Portugal têm assumido um papel ativo na educação dos jovens menores de idade, no que respeita aos perigos associados ao consumo precoce de bebidas alcoólicas.

Numa primeira fase do projeto, os Cervejeiros de Portugal editaram o manual “Falar Claro“, da autoria do psiquiatra de infância e adolescência, António Lorena Trigueiros, distribuído a professores, educadores e técnicos que atuam na área, que visou ser uma ferramenta para ajudar os pais a abordar a questão do consumo de álcool junto dos filhos.

Já este ano, foi lançado um vídeo pedagógico de animação que, através de uma linguagem simples e imediata, procura alertar os menores de idade para as implicações do consumo excessivo e extemporâneo de bebidas alcoólicas e desmistificar os principais mitos associados a este consumo.

Depois de Matosinhos, os Cervejeiros de Portugal pretendem, a breve prazo, levar o “Falar Claro” ao centro e sul do país, em parceria com autarquias ou outras entidades que permitam criar sinergias que potenciem os resultados do projeto.

[Imagem: Cervejeiros Portugal]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade