A Escola de Pastores, um projeto-piloto integrado no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, que visa valorizar a fileira dos queijos DOP da Região Centro, arrancou esta semana.
A Escola de Pastores pretende reforçar a profissão e promover a inovação e o conhecimento dentro da fileira dos queijos DOP da Região Centro.
Para além disso, o projeto-piloto visa captar jovens para uma atividade em risco de desaparecer.
As inscrições estiveram abertas até 23 de agosto e a formação começou a 23 de setembro.
A Escola de Pastores, apoiada por fundos comunitários CENTRO 2020, recebeu candidaturas de empreendedores em idade ativa.
Aqueles que concluam a formação, na Escola de Pastores, receberão 5 mil euros como prémio para iniciar a atividade, na área geográfica em questão, e na pastorícia.
A formação é dividida entre componente teórica – prevista para um total de 110 horas – e componente prática – com um total de 410 horas.
A Escola Superior Agrária de Viseu e a Escola Superior Agrária de Castelo Branco vão assegurar a componente teórica, enquanto a parte prática vai acontecer em Viseu, Oliveira do Hospital e Gouveia.
O projeto-piloto é coordenado pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e envolve parcerias entre associações de produtores, escolas e as Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões, das Beiras e Serra da Estrela, da Beira Baixa e da Região de Coimbra.
[Imagem: Pexels]