Connect with us

Ciência & Tecnologia

Barco “Sesimbra a Bordo” é lançado amanhã ao Oceano Atlântico

Publicado há

em

O pequeno barco “Sesimbra a Bordo”, desenvolvido por alunos do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho (Sesimbra) vai ser lançado ao Oceano Atlântico, amanhã (20 de setembro).

O veleiro educativo vai ser enviado mar ao largo da ilha de São Miguel, na Marina de Ponta Delgada, nos Açores, pelas 12h locais.

Uma professora e três alunas embaixadoras Escola Azul do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho vão marcar presença durante o lançamento, assim como parte da coordenação do projeto.

O projeto em torno da preparação do pequeno barco foi desenvolvido no âmbito do programa nacional Escola Azul.

O pequeno barco de metro e meio de comprimento vai ser lançado ao oceano completamente à sorte de ventos e correntes.

Ao longo de toda a jornada do “Sesimbra a Bordo”, os alunos podem acompanhar diariamente a rota aqui, uma vez que o veleiro dispõe de um equipamento de GPS e um transmissor por satélite ligado a um sistema da agência norte-americana NOAA.

O objetivo é que o pequeno barco chegue ao outro lado do oceano.

A iniciativa é coordenada pelo programa Escola Azul, do Ministério do Mar, em parceria com o Instituto Superior Técnico (centro de investigação ISR-Lisboa), o Educational Passages e com o NOAA.

A data do lançamento do “Sesimbra a Bordo” coincide com o 500.º aniversário do início da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e integra-se nas comemorações do acontecimento.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

[Imagem: Câmara Municipal de Sesimbra]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade