Connect with us

Notícias

Ordem dos Nutricionistas considera necessários nutricionistas nas escolas

Flávia Ramalho

Publicado há

em

A Ordem dos Nutricionistas considera que o Governo português devia contratar nutricionistas para as escolas, como uma medida de promoção de uma alimentação saudável.

Num comunicado endereçado à redação, a ordem destes profissionais de saúde sugere que o executivo avalie os dados divulgados pelo 2.º Grande Inquérito da Sustentabilidade em Portugal, onde, segundo o mesmo documento, os portugueses querem mais medidas de promoção de uma alimentação saudável.

Segundo o Inquérito da Sustentabilidade em Portugal, oito em cada 10 portugueses consideram que o Governo deve intervir para promover hábitos alimentares mais saudáveis e a maioria apoia de forma expressiva o alargamento de medidas como a redução de açúcar nalguns alimentos”, clarifica a nota enviada à redação.

No ano letivo 2019/2020 não foram contratados nutricionistas para as escolas públicas portuguesas. A Ordem dos Nutricionistas sugere que os nutricionistas deviam estar presentes nas escolas, uma vez que estas são “locais privilegiados para assegurar e promover mais e melhores hábitos alimentares”.

Atualmente, as escolas públicas não têm nutricionistas, sendo que o Ministério da Educação dispõe de dois destes profissionais nas estruturas centrais.

Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, lamenta a falta deste profissionais nos estabelecimentos de ensino portugueses e refere: “Não se percebe como é que, apesar de todos os indicadores que vamos conhecendo sustentarem a importância e relevância de nutricionistas nas Escolas, continuamos a não ter nutricionistas para os 9.896 estabelecimentos de ensino públicos que o país tem”.

Para a Ordem dos Nutricionistas, só com a presença destes profissionais nestas instituições é possível investir numa política que promova de forma efetiva uma alimentação adequada que conduza a mais e melhor saúde”, pode ler-se na mensagem endereçada pela Ordem dos Nutricionistas.

[Imagem: Pexels]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade