Visite-nos em

Lazer & Cultura

Há uma nova “Golpada” no teatro

Sofia Rebanda

Publicado há

em

“Golpada”, de Dea Loher, com encenação de João Lourenço estreia a 14 de junho na Sala Vermelha do Teatro Aberto e vai estar em cena até 28 de julho.

Considerada uma das vozes mais inventivas e poéticas da nova dramaturgia europeia, Dea Loher escolhe para as suas peças histórias e figuras do quotidiano e confere-lhes uma dimensão filosófica e universal na procura de respostas para grandes questões como o sentido da vida, as possibilidades de transformação da sociedade ou a realização dos sonhos individuais.

“Golpada”, estreada em 2015 pelo Deutsches Theater, Berlin, é a sua mais recente peça e nela se espelham questões sobre a incerteza face ao futuro ou a necessidade de satisfação dos nossos desejos mais íntimos.

Maria e Jesus Maria são gémeos. Vêm de um meio desfavorecido, têm trabalhos mal pagos e, desde crianças, um grande sonho: ser ricos, ter muito dinheiro para comprar tudo o que lhes apetece, agora já, não um dia mais tarde. Jovens e destemidos como são, urdem um plano para concretizarem o seu sonho quando de repente, como que por acaso, lhes aparece um certo senhor Milagre com uma proposta irrecusável. Os seus exóticos vizinhos, a vidente Madame Bonafide e o realizador Otto-Porno, avisam-nos dos perigos que correm, mas nada nem ninguém consegue travar a força daquele sonho com uma vida melhor.

Com humor, poesia e um olhar atento a tudo o que é profundamente humano, a conceituada autora alemã Dea Loher (de quem o Teatro Aberto apresentou Imaculados, em 2008) conta em Golpada uma história de contornos policiais que celebra a irreverência da juventude e o poder da fantasia. Com um enredo cheio de momentos surpreendentes e música interpretada ao vivo, o espectáculo apresenta-se como um concerto a várias vozes e um desafio para nunca se deixar de sonhar com a alegria e a liberdade.

A dramaturgia é da responsabilidade de Vera San Payo de Lemos, a encenação e cenário de João Lourenço, a direção musical foi entregue a Renato Júnior e os figurinos a Ana Paula Rocha. Quem tratou do vídeo foi Nuno Neves e no elenco está Ana Guiomar, Carlos Malvarez, Cristóvão Campos, Rui Melo e Tomás Alves. Giordanno Barbieri e Mariana Rosa são os músicos deste peça.

Os espetáculos decorrem de quarta a sábado às 21h30 e domingo às 16 horas.

O bilhete inteiro tem o custo de 17 euros, o de jovem (com idade até 25 anos) tem o preço de 8,50 euros e o de sénior (mais de 65 anos) de 13,60 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais.

Há ainda a possibilidade de reserva através do envio dessa requisição para bilheteira@teatroaberto.com ou da chamada para o 213 880 089.

 

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *