Visite-nos em

Notícias

Concurso do IPCB desafia crianças a identificarem a ciência em técnicas tradicionais

Sofia Rebanda

Publicado há

em

“Os Nossos Avós Eram Cientistas”, é uma competição nacional para alunos do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de incentivar o gosto pela ciência e a sua aplicação em técnicas usadas pelos seus avós e bisavós nas suas atividades diárias.

Os participantes são desafiados a entregar um trabalho com a apresentação de uma tradição, explicada em termos científicos, acompanhada de uma história original sobre essa mesma tradição. Os trabalhos são depois avaliados por um júri externo – composto por educadores/ professores e investigadores de ciências – em termos da profundidade e adequação da pesquisa realizada ao nível etário das crianças, da correção científica da explicação, da criatividade da história e ainda no domínio da língua portuguesa (neste último parâmetro só os estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico).

Este ano, foram premiados 12 trabalhos (quatro com menção honrosa), seis de jardim de infância e seis de 1º ciclo.

No jardim de infância as temáticas, muito diversas, passaram pela secagem do bacalhau, das salinas, do pão aos moleiros, não esquecendo o queijo, o feijão e até os sapateiros. No 1º ciclo, as temáticas incidiam na alimentação doce e salgada, nos fornos de cal, na propriedade purificadora do carvão ativado e até por uma fotocopiadora Wireless.

As instituições premiadas vêm de várias zonas do país, tais como, Famalicão, Águeda e Figueira da Foz. A região de Castelo Branco também está representada neste concurso com 4 prémios.

“Foi interessante notar a diversidade de temáticas e o envolvimento crescente de crianças, educadores, professores e dos agrupamentos de escolas. A valorização de aspetos culturais e o facto de o concurso apelar à interação muito positiva entre gerações, com particular relevância para a interação entre avós e netos, crianças e idosos, são pedras angulares para o sucesso do concurso” referem as coordenadoras do evento.

O Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza, no dia 25 de maio, pelas 15 horas, no Auditório da Escola Superior Agrária do IPCB, a cerimónia de entrega de prémios da 4ª edição do Concurso.

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==