Visite-nos em

Lazer & Cultura

Melhores cartoons e caricaturas em destaque nas Caldas da Rainha

Sofia Rebanda

Publicado há

em

World Press Cartoon é a competição e exposição de cartoons editoriais, caricaturas e desenhos cómicos que fazem transbordar de humor a região das Caldas da Rainha.

O humor gráfico vem representado em vários trabalhos selecionados de um conjunto de 900 obras, vindas de candidaturas de 68 países.

Os trabalhos baseiam-se em temas de destaque atual, como a crise dos refugiados, o Brexit ou as manifestações dos coletes amarelos.

No entanto, é Donald Trump, presidente dos EUA, a personalidade mais caricaturada nesta 14.ª edição do evento.

O World Press Cartoon 2019 premeia os melhores cartoons publicados, neste sábado (dia 4 de maio), às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, numa gala que o cartoonista António acredita que não ficará marcada pela polémica em torno do desenho que irritou Donald Trump.

Nesta gala de entrega de prémios António Antunes – cartoonista e diretor do maior salão internacional de desenho e caricatura – acredita que não ficará marcada pela polémica em torno do desenho que irritou Donald Trump.

António viu-se envolvido numa polémica após o jornal The New York Times (NYT) ter publicado, no dia 25 de abril, um cartoon em que Donald Trump é guiado por um cão com a cara do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Donald Trump e Benjamin Netanyahu criticaram o desenho, fazendo com que fosse retirado pelo jornal, que emitiu uma nota editorial a pedir desculpa pela publicação.

Os trabalhos são avaliados pelas categorias Editorial, Caricatura e Desenho de Humor. Os cartoons deste concurso foram publicados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018 em revistas de periodicidade regular e venda ao público ou publicações online profissionais.

António Antunes, e os cartoonistas Manuel Peres (Portugal), Maria Picassó (Espanha), Óscar Grilo (Argentina) e Cássio Loredano (Brasil) fazem parte do júri que avaliou os desenhos.

Espetáculos de música (com a orquestra ligeira Monte Olivett) e de humor (com o comediante Pedro Tochas) vão enriquecer o evento. A apresentação fica a cargo de Inês Lopes Gonçalves, apresentadora do programa “5 Para a Meia-Noite”, da RTP1.

A mostra ficará constituída pelas 279 peças destacadas e será inaugurada nesta mesma noite. É possível visitar esta exposição até 28 de julho, de segunda-feira a domingo, das 10 horas às 12h30 e das 14 às 18 horas. A entrada é livre mediante lotação da sala.

 

[Foto: World Press Cartoon]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *